Ricos em nutrientes, os grãos ajudam a compor uma alimentação saudável. A semente de chia é um exemplo. Conhecida por proporcionar diversos benefícios, é importante que essa semente seja consumida sob orientação de especialistas, pois dessa forma é possível manter uma dieta segura e adequada. “Essa semente é fonte natural de ácidos graxos ômega 3, fibras e proteínas, além de outros componentes nutricionais importantes, como os antioxidantes”, explica a nutricionista Ninivi Oliveira.
Benefícios
Segundo a especialista, alguns benefícios da chia estão ligados a prevenção de alguns tipos de doença. “A presença desses ácidos graxos na dieta garante uma diminuição da ocorrência de doenças cardiovasculares. Além disso, as sementes de chia são promissoras como fontes de antioxidantes, devido à presença de polifenóis”, esclarece.
Consumo
De acordo com a nutricionista, a melhor forma de consumi-la é adicionar a chia em sua forma natural, como complemento para outros alimentos, adicionando na salada, frutas e iogurtes.
Chia emagrece?
Ninivi comenta que a chia auxilia no processo de emagrecimento. “O consumo de semente de chia promove a diminuição da fome e contribui para a diminuição de peso, por ser um tipo de fibra na alimentação, aumentando a saciedade”, destaca.
Restrições
Ela alerta que, por conta de restrições, existem pessoas que não podem consumir a chia. “Deve se atentar ao consumo quem tem diverticulite, que se trata de uma inflamação que causa estreitamento do trato digestivo, os grãos da chia podem ficar presos nessas protuberâncias, causando inflamações que podem se agravar”, pontua.
Orientação
A chia é um alimento importante para a saúde, é importante que ela seja indicada por um profissional. “O especialista vai orientar a melhor hora de consumir, de acordo com o estilo de vida de cada pessoa, além de explicar como o alimento age no nosso corpo e os benefícios que o alimento nos traz”, afirma.
Deixe uma resposta