Uma pesquisa realizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, mostrou que 62% dos brasileiros só procuram um serviço de saúde quando os sintomas estão insuportáveis. Os dados trazem um alerta sobre a importância da prevenção quando se fala na saúde do homem. No mês da campanha Novembro Azul, especialistas reforçam o diagnóstico precoce para prevenção de doenças, entre elas o câncer de próstata.
Procurar um médico com antecedência não é uma rotina entre os homens, mas o hábito oferece riscos, conforme explica o urologista Marcus Queiroz. “Procurar um médico só quando tem um sintoma incomodando muito, pode ser sinal de alguma doença já em estado avançado, sendo mais difícil o tratamento e a cura”, afirmou.
O médico ressalta a importância da campanha Novembro Azul para estimula os exames de rotina. “A campanha do novembro azul é justamente para estimular os homens a procurarem um médico, sem sintomas, para fazer exames iniciais e receber orientações acerca da saúde masculina. Durante o período também são vistas e diagnosticadas outras doenças da próstata, como o câncer de próstata, a hiperplasia prostática benigna e as prostatites”, disse.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens sem sintomas ou sem fatores de risco procurem um médico para avaliação sobre o câncer de próstata a partir dos 50 anos. Porém, homens negros ou que tenham um parente de primeiro grau com câncer devem procurar um médico já aos 45 anos.
Deixe uma resposta