Existem muitos métodos de emagrecimento, mas afinal, existe uma forma ideal para perder peso? O déficit calórico é uma alternativa para emagrecer de forma saudável, isso porque você passa a consumir menos calorias do que gasta. Ainda hoje, existem muitas pessoas buscam encontrar formas para emagrecer, mas é necessário que isso seja feito de forma segura e sob orientação de um profissional.
O nutricionista Claudemir Barros revela que o déficit calórico é a base de todos os métodos de emagrecimento existentes. “É um estado em que o corpo se encontra em privação de calorias. Todos nós temos um gasto calórico diário. O déficit calórico é mais que um método, é a base de todos os métodos de emagrecimento. Mas esse é o que de fato, faz a pessoa perder peso”, afirma.
Ele explica que diferente do que se imagina, o déficit calórico não é apenas criar uma restrição calórica, pois, isso pode impactar na saúde, e causar danos ao invés de trazer benefícios. “As pessoas que fazem apenas uma restrição calórica e provocam déficit calórico agressivo ao metabolismo, acabam tendo uma carência de vários nutrientes como as vitaminas e minerais, fazendo com o que o corpo entre em um modo de privação. Isso pode implicar na piora da composição corporal, e, principalmente, num desequilíbrio hormonal, queda de cabelo, ressecamento de pele, queda de unhas, etc”, pontua.
Ele finaliza contando que esse método é a melhor forma de emagrecimento, mas deve estar associado à atividades físicas para obter bons resultados. “Não só perder peso, mas levar em condição a melhora da condição corporal para não ficar refém a todo tempo do déficit calórico, pois, de forma prolongada, não é tão saudável. É importante não apenas só emagrecer, mas cuidar da parte física para conseguir também o aumento de massa muscular para a longo prazo melhorar a composição corporal”, conclui.
Deixe uma resposta