Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Inicia nesta quarta-feira (26) um mutirão de testagens contra a Covid-19. A iniciativa é pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que envolve 101 municípios, que aderiram às estratégias anunciadas pelo Governo do Estado, na última sexta-feira (21). O plano visa  acelerar o atendimento à população e conter a transmissibilidade do novo coronavírus em todas as regiões do Pará. 

Mais sete novos Centros de Testagem para detecção da Covid-19 também estarão disponíveis para a população de Belém e Ananindeua, com capacidade de realizar até 6.500 testes por dia. 

Neste mesmo dia, também serão realizadas as testagens no interior do Estado por meio de estratégias organizadas pelas prefeituras, com o apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA).  

Região Metropolitana

Em Belém e Ananindeua, os sete novos centros de testagens funcionarão somente desta quarta-feira, 26, a domingo (30), de 9 às 17 horas. 

Em Belém, estarão localizados no Hospital Regional Abelardo Santos, no distrito de Icoaraci; no ginásio de esportes da Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade da Amazônia (Unama) – campus da avenida Alcindo Cacela com Pedro Miranda; Faculdade Cosmopolita, no bairro da Marambaia; Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz), no bairro do Reduto, e no campus Almirante Barroso do Centro Universitário do Pará (Cesupa). Em Ananindeua, testagens estarão disponíveis no campus BR da Unama, em mesmo horário, só que até o sábado (29).

Com mais esses sete centros de testagem, sobem para 10 os disponibilizados pela Sespa para atender a população da Região Metropolitana. 

Dessa forma, prosseguem funcionando para testagem o Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), de segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas, e o outro na Usina da Paz, no bairro da Cabanagem, de terça a sexta-feira, só que de 9 às 17 horas. 

Em Ananindeua, prossegue também a testagem da população na Usina da Paz do Icuí Guajará, de terça a sexta-feira, de 9 às 17 horas. O Centro de Testagem montado na Universidade do Estado do Pará (Uepa), que era restrito aos servidores estaduais, atenderá somente até esta terça-feira (25).

Novos Centros de Testagens contra a Covid-19 implantados pelo Governo do Pará. Ação de 26 a 30 de janeiro, de 9 às 17 horas, com exceção da Unama BR, que vai até o sábado (29).

01. Ginásio de Esportes da Universidade Federal do Pará (UFPA), com 1.000 testes ao dia. Entrada pelo portão 02, na avenida Perimetral; 

02. Universidade da Amazônia (Unama), com 1.000 testes ao dia. Avenida Alcindo Cacela, 287, esquina com avenida Pedro Miranda. Bairro do Umarizal; 

03. Faculdade Cosmopolita, com 500 testes ao dia. Avenida Tavares Bastos, 1313, entre avenidas Pedro Alvares Cabral e Rodolfo Chermont. Bairro da Marambaia; 

04. Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz), com 1.000 testes ao dia. Avenida Visconde de Souza Franco, 287. Blocos 02 e 03 – Acesso pela Tv. Quintino Bocaiúva. Bairro do Reduto.

05. Centro Universitário do Pará (Cesupa), com 1.000 testes ao dia. Avenida Almirante Barroso, 3775. Acesso pela Alameda Pires Franco. Bairro do Souza. 

06. Universidade da Amazônia (Unama), campus BR, com 1.000 testes ao dia. Rodovia BR-316, em frente ao conjunto Jardim Tropical, bairro Coqueiro, em Ananindeua. A ação irá somente até sábado, 29. 

07. Hospital Regional Abelardo Santos, com 1.000 testes ao dia. Avenida Augusto Montenegro Km 13, S/N. Bairro da Agulha, em Icoaraci. 

Centros de Testagem em funcionamento:

1.    O Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Seduc (Travessa Dom Romualdo de Seixas, nº 1215, entre Oliveira Belo e Diogo Móia). Com 500 testes a cada dia. Funciona de segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas. 

2.    Usina da Paz, no bairro da Cabanagem (Avenida Damasco, nº 37, próximo à Estrada do Benjamin). Com 150 testes a cada dia. Funciona de terça a sexta-feira, de 9 às 17 horas. 

3.    Usina da Paz do Icuí-Guajará (Estrada do Icuí-Guajará). Com 150 testes a cada dia. Funciona de terça a sexta-feira, de 9 às 17 horas. 

De acordo com a Sespa, serão divulgados os locais e horários das ações na Região Metropolitana de Belém. Para os municípios que já aderiram ao mutirão, a Secretaria recomenda à população esteja atenta aos comunicados que serão emitidos pelas secretarias municipais de Saúde. 

Centros Regionais e municípios que já aderiram ao mutirão:

1º CRS: Belém, Ananindeua, Benevides e Marituba;

4º CRS: Capanema, Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuatuea e Viseu;

5º CRS: São Miguel do Guamá, Aurora do Pará, Capitão Poço, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Paragominas e Santa Maria do Pará;

6º CRS: Barcarena, Abaetetuba, Igarapé-Miri, Moju e Tailândia;

7º CRS: Afuá, Chaves, Cachoeira do Arari, Muaná, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Soure, Salvaterra e São Sebastião da Boa Vista;

12º CRS: Conceição do Araguaia, Água Azul do Norte, Bannach, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D’Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara.

Fonte: Agência Pará

Foto: Agência Pará/ Marcelo Seabra

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio