O objetivo de boa parte das pessoas que praticam os treinos de musculação, além de perder peso, é o de conquistar a hipertrofia muscular, que consiste no aumento da massa muscular, e ocorre em consequência do equilíbrio entre um conjunto de práticas saudáveis que devem ser orientadas por especialistas para que ocorra esse ganho.
A nutricionista Larissa Ramos explica que as principais formas possíveis para o alcance de hipertrofia muscular são: se exercitar, ter uma alimentação adequada, ter um boa noite de sono e levar uma vida saudável.
No entanto, ela explica que homem tende a conseguir emagrecer e ganhar massa muscular mais fácil do que a mulher. “Isso aconteceu pelo fato de o homem ter testosterona, hormônio anabólico, em abundância, que contribuem no aumento de massa muscular. E nas mulheres, os níveis desse hormônio são muito baixo”, pontua.
HIPERTROFIA MUSCULAR POR MEIO DE PROTEÍNAS?
A nutricionista esclareceu que essa é uma dúvida frequente de quem pratica treinos de musculação, porém, a hipertrofia muscular não se baseia somente no consumo de proteínas. “Na verdade, quem está em busca da hipertrofia muscular deve aumentar a ingestão de calorias e consumir todos os grupos alimentares – proteína, carboidrato e gordura, além das vitaminas e minerais. Aliás, uma boa infestação de carboidratos é fundamental nesse processo”, afirma.
IMPORTÂNCIA DO NUTRICIONISTA
Além disso, a especialista esclarece a importância do nutricionista para o planejamento alimentar adequado e individual. “Lembre-se sempre que todas as adequações e modulações na alimentação devem ser realizadas por um nutricionista, baseado sempre na individualidade de cada um”, finaliza.
*Texto: Saul Anjos
Deixe uma resposta