Rico em vitamina C, morango desempenha papel importante na regeneração dos músculos, pele, ossos e dentes, explica nutricionista - FRONT SAÚDE

Rico em vitamina C, morango desempenha papel importante na regeneração dos músculos, pele, ossos e dentes, explica nutricionista

Pensou em morango, logo vem aquela sensação de um sabor azedinho à mente, não é mesmo? Além de suculento e delicioso, é cientificamente comprovado que o morango é capaz de trazer benefícios para a saúde. Por ser considerado versátil, ele pode ser incluído na alimentação e facilmente ser adicionado em receitas práticas do dia a dia.

Benefícios

A nutricionista Marina Duarte explica que o morango é uma fruta pouco calórica, rica em antioxidantes, vitamina C, manganês e potássio, e destaca os principais benefícios que o morango pode trazer para a saúde:

É capaz de aumentar a imunidade, reduzindo as infecções;
Possui efeito diurético;
É anti-inflamatório;
Reduz o estresse oxidativo;
Melhora a função vascular;
Reduz o colesterol ruim (LDL).

Desempenha um papel importante no organismo como regeneração dos músculos, pele, ossos e dentes e também na formação do colágeno.
Marina comenta que o morango deve ser consumido, de preferência, in natura, mas também pode ser com iogurtes, batidas de vitaminas, com whey protein, com tâmara, água, em forma de geleia ou de salada, em saladas de frutas, no mingau de aveia e em panquecas.

De acordo com a especialista, mesmo sendo um alimento saudável, se consumido em excesso, pode ser prejudicial.

Segundo a nutricionista, o morango pode ser consumido por todos, mas é importante citar que ele possui teor de ácido oxálico, por isso, é necessário saber se a pessoa tem alergia alimentar. “Sempre importante consultar seu médico e nutricionista para saber as quantidades ideais e condições clínicas”.

Marina lembra a importância de incluir não apenas o morango, mas frutas, em geral, na alimentação. “As frutas ofertam micronutrientes como vitaminas e minerais e melhoram a qualidade de vida e saúde. Além disso, ajudam no bom funcionamento do intestino. O consumo de frutas também apresentam efeitos positivos contra doenças crônicas”, finaliza.