A língua, muitos podem não saber, mas ela é ao mesmo tempo um órgão e um musculo do corpo humano. Responsável pelo sentido do paladar, auxiliadora na mastigação e deglutição e também na produção de sons da nossa fala. De extrema importância para a nossa saúde, mas que muitas vezes não é cuidada de forma correta.
Segundo a dentista Luciana Barral, especialista em odontologia hospitalar, explica que a língua tem certas características, como a coloração. “Geralmente a cor normal da língua deve ser o rosado, que indica que está saudável. Não pode apresentar aquela cor branca ou amarelada, por que pode ser indicativo de uma má higiene”.
Luciana diz que é necessário tomar cuidado com postagens que afirmam que somente a cor da língua pode indicar um problema no fígado ou coração, por exemplo. “Se algo for notado na lingua, você precisa ter uma série de exames complementares e sistemas para conseguir fechar um diagnóstico”.
“Mas as lesões na língua podem indicar ciclos virais como por exemplo: a estomatite herpética, que é uma condição sistêmica que aparece em diversas lesões na boca inclusive na língua, que pode ser um diagnóstico diferencial para fechar um quadro do paciente e ver qual é a melhor indicação de tratamento”, cita a especialista.
Mas como podemos cuidar dela? Luciana diz que devemos limpar a língua sempre que fizermos a limpeza oral, “usar fio dental, escovar com o creme dental de sua escolha e não deixar de escovar a língua, por causa da aderência de resíduos alimentares, podendo aumentar a produção de placa bacteriana”. E lembra também que existem limpadores de língua que podem auxiliar as pessoas que têm dificuldade de fazer a escovação.
A dentista faz um alerta de que lesões que não somem com nenhum tipo de tratamento pode ser indicativo de alguma malignidade, e que se deve procurar um profissional especializado imediatamente. “Se você perceber que você tem alguma lesão com uma coloração diferente na língua que não seja esse rosa claro você tem que procurar um profissional da saúde para investigar o que seria isso”.
A boca é a via principal de alimentação, e se a língua apresenta alguma lesão pode prejudicar a nossa saúde de outras formas. “Se essa pessoa não fizer uma alimentação correta, a imunidade dele cai e ele pode adquirir infecções secundárias. E se ele não estiver conseguindo higienizar a boca por conta das lesões, pode piorar a situação, levando a uma internação hospitalar e consequentemente podendo adquirir outras coisas nessa internação”, comenta Luciana.
Ela finaliza dizendo que o importante de maneira geral é o paciente sempre está fazendo visitas periódicas no dentista a cada seis meses, pegando orientação de profissionais especializados na área, para que não tenha problemas futuros.
Deixe uma resposta