Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Em sete décadas, a média de vida do brasileiro passou de 45,4 anos em 1940, para 75,4 anos, em 2015.

O perfil das pessoas nesta faixa de acima de 60 anos passou a ser mais ativo e saudável, devido à preocupação com a saúde desde cedo e o envelhecimento bem sucedido. O estigma de que o idoso perde a sua independência e de que não é mais capaz de emitir opiniões ou tomar decisões faz parte do passado”, comenta a geriatra do Hospital Jayme da Fonte, Andrea Figueiredo. De acordo com o Ministério da Saúde, os idosos representam 14,3% dos brasileiros, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. E, em 2030, o número deve superar o de crianças e adolescentes de 0 A 14 anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos, em 1940, para 75,4 anos, em 2015.
Um dos motivos que auxiliaram o aumento desses números é a preocupação com a alimentação e também com o físico. Praticar exercícios físicos com acompanhamento de um profissional é uma ótima maneira de manter o corpo ativo, além de prevenir doenças. De acordo com pesquisas anteriores promovidas pelo Ministério da Saúde, 25,1% dos idosos têm diabetes, 18,7% são obesos, 57,1% têm hipertensão e 66,8% têm excesso de peso. Também são responsáveis por mais de 70% das mortes do País.
É importante manter hábitos saudáveis desde cedo. A gente acha que é só quando envelhece, mas tem que comer bem e fazer atividades físicas antes mesmo dos 60 anos”, explica Andrea Souza, médica.
Muito além da caminhada, o pilates e exercícios de musculação podem ser alternativas de fortalecimento do corpo, desde que sejam orientados por um profissional. “Indico para várias pessoas próximas, incluindo quem está nesta faixa de idade. Eu tive sérios problemas na coluna e o exercício me ajudou a melhorar”, explica a professora Elisabete Soares, de 62 anos, que faz academia desde 2007 e participa de um grupo de corridas ao lado de seu marido, Fernando Soares, de 64 anos.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio