Comer uma comida saborosa, enquanto se desfruta de boa companhia, é um dos grandes prazeres da vida. Porém, há fatores que podem prejudicar estes momentos e ofuscar o prazer de quem quer aproveitar em paz uma boa refeição.
Uma das ferramentas é o Mindful Eating, que tem a proposta de envolver a mente, o espírito e o coração na hora de degustar um prato de comida. É um conceito de nutrição focado no mindfulness, prática de meditação budista que aposta na atenção plena ao momento presente e sem julgamentos. Isso inclui as festas de fim de ano, que podem – e devem – ser prazerosas, mesmo para quem deseja manter o peso ou a dieta em dia.
O Mindful Eating direciona a pessoa às atitudes de atenção plena e isso inclui ações de alimentação consciente, que significa realizar refeições com atenção total no momento e sem julgamentos, culpa, ou mediante crenças e cronogramas, introduzindo o indivíduo ao bom relacionamento com a comida.
A chave para o mindful eating é o tempo. Porém, ao contrário do que alguns pensam, não é preciso fazer refeições intermináveis: apenas 20 minutos por refeição é suficiente. Comer um pouco mais lentamente ajuda a apreciar melhor a comida e nossas reações e decisões durante e sobre a alimentação.
A dica se ocorrer excesso à mesa é não fazer grandes restrições e punições: não treine em excesso, não faça longos períodos de jejum para compensar, não inicie uma dieta maluca por conta própria. Tenha em mente que o importante é retomar os hábitos saudáveis normalmente.
Como ficar em paz com seu alimento
- Desconecte-se à mesa! Nada de ficar no celular nas refeições.
- Prepare-se para comer: respire fundo e observe com olhar curioso os alimentos.
- Sente-se à mesa de uma forma confortável.
- Utilize os talheres a seu favor: descanse-os, troque para a mão não dominante e aprecie tudo com calma.
- Delicie cada mordida: preste atenção no cheiro, na temperatura e na textura da comida.
- Feche os olhos em algumas garfadas para estar mais presente.
Deixe uma resposta