Levando um caldo da má digestão e azia no final de ano - FRONT SAÚDE

Levando um caldo da má digestão e azia no final de ano

Surfar no tsunami. Gosto muito dessa analogia para entender a resposta que o trato digestivo dá para os excessos de final do ano. Nosso organismo responde a esse excesso e a sobrecarga com sintomas digestivos. Muitas pessoas reclamam de má digestão e azia (queimação) após consumo das ceias. Vamos entender o porquê?

Quem nunca passou em pós festas com a sensação de ter comido demais, náuseas, arrotos e até vômito. Esses sintomas são de má digestão, constitui uma resposta aguda aos excessos que caracterizam as ofertas de alimentos e bebidas da época.

As ceias estão repletas de comidas com grande quantidade de gordura, açúcar e proteínas gordas. Essa mistura demanda muito do trato digestório e a digestão desses alimentos exige muito mais do organismo. A digestão fica mais lenta e com isso os sintomas de má digestão aparecem.

As causas da má digestão são várias, entre elas: excesso de comida; excesso de bebida alcoólica; comer muito rápido; comer sem mastigar direito; e ingestão de alimentos muito pesados ou gordurosos e todos são muito frequentes nas ceias de Natal e Ano Novo.

Outro fator estressor para o trato digestório é o consumo de álcool. Após a sua ingestão ele diminui o tônus do esôfago, propiciando refluxo gastroesofágico. No estômago, o álcool pode alterar a secreção gástrica e a motilidade, movimentos necessários que acontecem no intestino para auxiliar a liberação normal das fezes.

Importante esclarecer que dentro desse contexto os sintomas digestivos não constituem doença. Para que esses sintomas sejam relacionados a doenças digestivas eles precisam ser recorrentes e ter periodicidade, ou seja, a necessidade de investigação e se os sintomas são frequentes e alteram sua qualidade de vida.

Estima-se que 40% dos brasileiros sofrem com sintomas dispépticos e que apenas 5% procuram um médico gastroenterologista para investigação e condução adequada. Os sintomas de alarme (que sugerem doença grave) para se procurar imediatamente o gastroenterologista são emagrecimento; vômitos com sangue; anemia; febre; e massa abdominal palpável ou icterícia (olhos e pele amarelos). Os sintomas como azia e má digestão recorrentes também devem ser investigados, principalmente quando se aliam com os sintomas de alarme e deverão sempre serão submetidos a exames complementares.

Para evitar a azia e má digestão nesse período é preciso repensar os hábitos alimentares e fazer escolhas mais saudáveis, aumentar o consumo de água e controlar o consumo de álcool. Dá para passar pelas festas surfando uma onda, não precisamos estressar ao máximo nosso trato digestivo com um tsunami de comida e bebidas.

Fabrícia Dias Maciel
Dra. Fabrícia Dias Maciel é gastroenterologista e uma das idealizadoras do projeto Nutrindo Sonhos e Ideias – LifestyleMedicine . Está com Diretora do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida – Secção Pará e Certificada Internacionalmente em Lifestyle Medicine pelo IBLM/CBMEV. Tem graduação em medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA) Mestre em Gastroenterologia pela UNIFESP , Título de Especialista pela Federação Brasileira de Gastroenterologia ( RQE 4303) e Titulo de especialista de Endoscopia Digestiva (RQE6122) e Pós Graduada em Estilo de Vida e Coaching de Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e Pós Graduada em Endoscopia Terapêutica pelo Hospital Sírio Libanês. Membro Titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia , Membro da Sociedade Brasileira de da Endoscopia Diegstiva, Membro da Sociedade Brasileira de Hepatologia e Membro da motilidade Digestiva e Neurogastroenterolgia Membro do colégio Brasileiro de Medicina do estilo de Vida. Gestora de Qualidade e Segurança do paciente, palestrante, empreendedora Agradeço imensamente o convite, em anexo a carta de aceite e foto. Meu mini currículo conforme solicitação abaixo: Médica gastroenterologista, Mestre em Gastroenterologia pela UNIFESP, Certificada em Lifestyle Medicine pelo IBLM/CBMEV, Responsável Técnica do Instituto Nutrindo Sonhos e Ideias- Lifestyle Medicine e atualmente Diretora do CBMEV.