Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

A Campanha Julho Verde tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) anualmente são diagnosticados cerca de 43 mil novos casos de tumores de cabeça e pescoço que atingem principalmente boca (língua, assoalho da boca, palato duro, gengivas, mucosa da boca, lábio), orofaringe (região das amígdalas, base da língua, palato mole, parte lateral e posterior da garganta), demais regiões da faringe, laringe, etc.

O Diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Os sintomas mais comuns do câncer de cabeça e pescoço são a presença de feridas que não cicatrizam, manchas brancas na boca, nódulos no pescoço, rouquidão e outras alterações da voz, dificuldade de engolir e emagrecimento sem motivo. O consumo excessivo de álcool e cigarro contribuem para a incidência. Além disso, o câncer pode ser provocado pelo vírus HPV. No Brasil, são 7% da população pode apresentar HPV na boca.

Taxas de cura e radioterapia

Quando diagnosticado em fase inicial, as taxas de cura chegam a 95% e na doença avançada diminui para 30%. O problema é que 60% dos casos já chegam em fase avançada aos consultórios médicos. As sequelas da doença também são menores quando o tratamento é realizado precocemente.

Para prevenir, é bom procurar um endocrinologista sempre que apresentar algum desses sintomas. Ele deve fazer os exames clínicos para uma investigação diagnóstica e, se necessário solicitar exames como tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia e radiografia. Se houver lesão, deve solicitar a biópsia.

Na fase inicial o tratamento inclui uma única modalidade de tratamento, cirurgia ou radioterapia. Em casos avançados há sequelas como perda da voz, dificuldade ou impossibilidade de se alimentar, deformidades, dentre outras e pode requerer um tratamento multidisciplinar com odontólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, oncologista, entre outros.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio