Inteligência Artificial para a Covid-19 no Brasil é premiada

Na terceira edição do Prêmio Abril de Inovação Médica, pesquisadores da Inteligência Artificial para a Covid no Brasil (IACOV-BR), apresentam soluções tecnológicas como a novidade em reabilitação smart: o Cicloergômetro , um protótipo semelhante a uma mini bicicleta que funciona a partir da colocação de eletrodos nas pernas dos pacientes e, que por meio de descargas elétricas que estimulam os movimentos, geram contração muscular. Toda a atividade é monitorada por médicos e fisioterapeutas, que têm acesso aos dados para ajustar a intensidade e a duração dos exercícios.

Por enquanto, o Cicloergômetro Vida Inteligente está na fase de prototipagem. Esta inovação tecnológica na saúde é um projeto do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

Outra inovação na saúde utiliza os dados coletados no momento da triagem de pacientes em clínicas e hospitais, após o resultado positivo para Covid-19. Atualmente, vinte e cinco hospitais públicos e privados participam da rede IACOV-BR (Inteligência Artificial para a Covid-19 no Brasil), contribuindo com a coleta de dados.

Os pesquisadores da IACOV-BR desenvolveram algoritmos capazes de antever a evolução do quadro do paciente, se ele vai, por exemplo, evoluir para a necessidade de internação em Unidades de Terapia Intensiva. A análise preditiva permite que as redes pública e privada de saúde se preparem para atender uma alta demanda de internamentos, além de oferecer um diagnóstico e um tratamento mais personalizados.

Com isso, a IACOV-BR foi premiada na terceira edição do Prêmio Abril de Inovação Médica, na categoria Prevenção. 

A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) é a responsável por este projeto de inovação na saúde, realizado em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Fundação Oswaldo Cruz do Paraná (FIOCRUZ-PR), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade de Brasília (UnB).

O IACOV-BR conta com financiamento da Microsoft, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Michelly Murchio

Recent Posts

Perna errada de criança é operada em Campina Grande

Uma situação lamentável chocou familiares e profissionais de saúde no Hospital de Emergência e Trauma…

2 dias ago

Gabi Luthai desabafa sobre disquesia do filho Pietro

Na noite da última quinta-feira (26), Gabi Luthai, aos 31 anos, abriu seu coração nas…

3 dias ago

Lei Sala Lilás: refúgio no SUS para vítimas de violência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ratificou nesta quinta-feira (25/4) a Lei n° 2.221/2023,…

3 dias ago

Carlinhos Maia faz tratamento facial com esperma de salmão

Carlinhos Maia, conhecido por seu humor irreverente, surpreendeu recentemente ao revelar seu segredo para manter…

3 dias ago

Aumento do consumo de substâncias por jovens preocupa a OMS

Em um comunicado recente, a agência de saúde da ONU lançou luz sobre uma preocupante…

4 dias ago

SBP alerta: quedas de crianças está em alta no Brasil

No ano de 2023, mais de 33 mil crianças com menos de 10 anos foram…

4 dias ago

This website uses cookies.