Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Em alusão ao mês da conscientização da Doença de Parkinson, que ocorre em Abril, na última quinta-feira, 22 de abril, às 19h, o Grupo Parkinson – Pesquisa e Cuidado, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Oncologia e Ciências Médicas (PPGOCM/UFPA), realizou a live “Doença de Parkinson: dúvidas e principais desafios”. O intuito da programação foi esclarecer as dúvidas sobre as formas de prevenção, alimentação, sintomas, diagnóstico e tratamentos da doença. O evento é aberto e a transmissão ocorrerá pelo YouTube.

Nas questões de saúde, em geral, o acesso a informações confiáveis pode salvar vidas, portanto a live foi pensada para esclarecer o público em geral e tirar as principais dúvidas das pessoas que sofrem com a Doença de Parkinson ou tem convivência com algum portador. No mês de abril são celebradas duas datas importantes relacionadas à doença: o Dia Nacional da Pessoa com Parkinson, 4 de abril; e o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Parkinson, no dia 11.

De acordo com a professora Lane Krejčová, coordenadora do Grupo Parkinson, informações deturpadas podem induzir as pessoas a tratamentos ineficazes, automedicação, negação de seu estado de saúde e outras práticas que podem trazer perigos diversos à saúde. Então embora, no atual cenário epidemiológico, os profissionais sejam forçados a abrir mão da realização de eventos presenciais, é importante que este trabalho de conscientização seja adaptado para o formato virtual.

“A doença de Parkinson possui diagnóstico e tratamento complexo, que deve ser sempre orientado e acompanhado por médico, e por ser um distúrbio multissistêmico, torna-se essencial o trabalho de equipe multidisciplinar. Nosso grupo de Pesquisa e Extensão é voltado ao estudo e ao cuidado das pessoas acometidas pela doença, e todos os anos promovemos ações educativas e de conscientização nesse período, para além dos nossos trabalhos regulares ao longo do ano”, afirma a professora Lane Krejčová, coordenadora do Grupo Parkinson.

Programação da live – Para debater o tema, a live contou com a participação do professor Bruno Santos Lobato, neurologista especialista em Distúrbios do Movimento, que irá abordar o cenário clínico e as questões da pesquisa com pacientes com Parkinson; e da pesquisadora Ivanira Dias, Nutricionista e estudiosa em Neurociências e Biologia Celular, que tratou sobre os aspectos nutricionais para a pessoa com Parkinson. A transmissão do bate-papo ocorreu no dia 22 de abril pelo canal do YouTube.

“Trouxemos questões nutricionais nessa live, pois uma das maiores dúvidas de pacientes e cuidadores está relacionada à organização de um esquema nutricional com a tomada dos medicamentos, muitos deles que têm seus efeitos afetados pelos horários de alimentação e dieta. Cuidar do cuidador também é uma tarefa necessária, uma vez que o mesmo também está sujeito às pressões relacionadas à progressão sintomática da pessoa acometida”, explica Lane Krejčová.

Grupo Parkinson – O Grupo, que atua desde 2015, surgiu a partir dos trabalhos do Grupo de Pesquisas em Neurociências Aplicadas à Dança da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) da UFPA. A iniciativa explora as possibilidades da dança numa perspectiva multidisciplinar, estudando as relações do corpo com o meio ambiente e os processos neurais que embasam a expressão, criação, percepção estética e aspectos emocionais, sensoriais e motores ligados à dança.

O trabalho é desenvolvido no sentido de ofertar assistência gratuita em terapias complementares para pacientes com a Doença de Parkinson, e investigar o potencial das mesmas na atenuação da progressão sintomática e na qualidade de vida. A metodologia é voltada às necessidades do paciente e envolve a participação de docentes e discentes de diversas áreas.

Serviço:

Live “Doença de Parkinson: dúvidas e principais desafios”.

Data: 22 de abril de 2021

Hora: 19h

Local: canal do YouTube

Mais informações no site do Grupo Parkinson

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

INSTITUCIONAL

O Front Saúde

Bem-vindo à Revista Digital Front Saúde! Aqui você encontra as melhores notícias na área da saúde.

E se você soubesse de algo que pudesse salvar a vida de alguém que você ama?