O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (3) que irá investir mais de 200 milhões em 2023 para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT). O anúncio foi feito pela ministra da saúde, Nísia Trindade, durante a 17º Conferência Nacional de Saúde (CNS), que acontece até o dia 5, em Brasília (DF). Segundo a pasta, a iniciativa tem o objetivo de aumentar a assistência na rede de saúde mental no SUS em todo Brasil.
Ao todo, será destinado R$414 milhões no período de um ano para todos os estados e Distrito Federal. O aumento do orçamento da rede chega a 27%.
Segundo a Nísia Trindade, a saúde mental não está ligada apenas ao efeito da pandemia. “Ela também tem muito a ver com a solidão que as pessoas vivem, com o individualismo crescente, que muitas vezes se manifesta na dificuldade de interação social. Nesse contexto, assino a portaria que é central para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial, criada e muito bem cuidada durante o primeiro governo do Presidente Lula. Desde 2016 não havia nenhum reforço de custeio, então estamos dedicando recursos para a rede e para as residências terapêuticas”, explicou.
O repasse será direcionado para os 2.855 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) existentes no país e para os 870 Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT). Ambos terão recomposição do financiamento e os recursos serão incorporados ao limite financeiro de média e alta complexidade de estados, do Distrito Federal e dos municípios com unidades habilitadas.
*Com informações do Ministério da Saúde
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Deixe uma resposta