Ex-BBB e cantora Flay fala sobre os efeitos colaterais que teve após usar o 'Chip da Beleza'; endocrinologista explica sobre o implante - FRONT SAÚDE

Ex-BBB e cantora Flay fala sobre os efeitos colaterais que teve após usar o ‘Chip da Beleza’; endocrinologista explica sobre o implante

“A minha pele foi a minha maior tristeza. O meu rosto começou a encher completamente de espinha. Foi com o chip que ganhei 10 quilos”. Esse é o depoimento da cantora e ex-BBB Flayslane sobre as consequências que teve sobre o uso do tão falado ‘Chip da Beleza’, em entrevista recente ao Fantástico, da TV Globo. No story do instagram, ela também contou sobre não ter recebido as devidas orientações com relação a esse chip. “Quando eu usei o tal chip da beleza, ele foi indicado para mim sem maiores explicações e eu simplesmente confiei. Essa é a grande importância dessa matéria, alertar vocês sobre os efeitos catastróficos para que outras pessoas não caiam nessa cilada assim como eu”, afirmou.

Mas, afinal, o que é o chip da beleza? “É a forma a qual estão sendo chamados os implantes que apresentam um hormônio chamado de gestrinona na formulação. Eles vem ganhando adeptos do mundo ‘fit’ e preocupando as associações médicas pelo uso de hormônios de forma indiscriminada”, explica a endocrinologista Cecília Coimbra.

Esse implante não é autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nem pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e também não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

Mas por que ele não é recomendado pelas autoridades de saúde? “Devido a ausência de estudos científicos que indiquem a sua eficácia”, esclarece a médica.

Indicações

A especialista explica que o uso do implante de gestrinona era recomendando apenas para tratamento de doenças como a endometriose, mas que passou a ser indevidamente usado para fins estéticos. “Ele, inicialmente, foi indicado para o tratamento de endometriose com a interrupção da menstruação e melhora da qualidade de vida destas pacientes, porém, ao verem os resultados estéticos associados ao uso da gestrinona, o mesmo começou a ser utilizado para essa finalidade. A venda de um corpo belo encanta as pessoas e preocupa as sociedades médicas”.

Tem benefícios?

De acordo com a médica, o benefício é comprovado para o tratamento exclusivamente de endometriose. “A gestrinona é um hormônio esteroide sintético com propriedades androgênicas, antiprogestogênicas e antiestrogênicas”.

Chip da Beleza X Implanon

A endocrinologista ressalta as diferenças com relação ao método contraceptivo que também é um implante, e o chip da beleza. “Imaginem que os ‘chips’ são considerados uma nova via de administrar um hormônio no seu organismo. Com isso, tudo vai depender da forma de utilização e da expertise médica para eles serem lançados mão de maneira adequada. Já o Implanon é um tipo de implante utilizado como método contraceptivo, que libera de forma contínua no organismo um hormônio derivado da progesterona, o etonogestrel. Este é seguro e liberado pela Anvisa. Age bloqueando a ação dos ovários e muda as características do muco cervical promovendo anticoncepção por até 3 anos”.

Efeitos colaterais

A médica comenta sobre como esse hormônio pode agir no organismo. “A promessa é de diminuição de massa gorda e aumento de massa muscular, além de ganho na disposição física. E, realmente, a testosterona tem esses benefícios, entretanto, está acompanhada de efeitos colaterais, pois as mulheres não apresentam altos níveis de testosterona normalmente e o excesso deste hormônio na circulação pode trazer danos irreversíveis”.

Ela cita que os efeitos adversos dependem da indicação e da dosagem colocada neste implante, porém, entre as possíveis reações estão:

Aumento de oleosidade;

Acne;

Alteração na estrutura muscular cardíaca;

Aumento de pelos em áreas masculinas;

Queda de cabelo;

Mudança de humor;

Aumento clitoriano;

Mudança da voz.

Acompanhamento

A especialista lembra que para aqueles que apresentarem algum efeito colateral ao usar o implante, “é necessário procurar um médico endocrinologista com Registro de Qualificação de Especialidade. Esse é o profissional médico adequado para te ajudar a controlar as ações no seu organismo até finalizar a medicação ou mesmo orientar a retirada imediata”, finaliza.

Foto: Instagram @flay/reprodução