A terapia com cavalos, também chamada de equoterapia é um método terapêutico que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo.
O tratamento auxilia o desenvolvimento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo.
Major Angelo, fisioterapeuta que atende as crianças que fazem este tipo de tratamento explica a eficácia do trabalho desenvolvido há 27 anos pela polícia militar do Estado do Pará “ O cavalo , ao passo, provoca um estímulo motor tridimensional no praticante de equoterapia proporcionando diversos benefícios como ganho de força, do equilibro, da coordenação, da concentração, entre outros”, explicou.
Esse tipo de terapia para pessoas com necessidades especiais deve ser feito em um ambiente adequado e especializado, pois o cavalo deve ser manso, dócil e bem treinado para que o desenvolvimento da pessoa seja estimulado e o tratamento não seja comprometido. Durante as sessões de equoterapia, as intervenções são realizadas por profissionais com formação na área. Uma equipe mínima para atuar junto ao cavalo deve contar com Fisioterapeuta, Psicologo e Equitador.
Mãos femininas cortando ora-pro-nobis na tábua de cortar. Pereskia aculeata é uma planta popular no…
Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…
Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…
A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…
Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…
Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…
This website uses cookies.