Síndrome do Intestino Irritável x Fodmaps: o que você precisa saber?

Você já ouviu falar em Fodmaps? São carboidratos não digeridos pelo organismo que podem causar gases e distensão abdominal. Se você sofre com sintomas prolongados da Síndrome do Intestino Irritável (IBS), pode ser importante entender como Fodmaps interferem na sua saúde intestinal.

A intolerância a estes alimentos, total ou parcial, depende da quantidade ingerida e até da combinação desses carboidratos, relacionados a fatores individuais e ao equilíbrio flora intestinal. Quando fermentados pelas bactérias intestinais, os Fodmaps produzem dióxido de carbono, hidrogênio e gás metano, expandindo o intestino, além de inchaço e diarreia. O processo pode resultar em distensão e dor abdominal, comuns na IBS.

São exemplos de Fodmaps frutas (maçãs, abacates, cerejas, mangas, pêssegos, peras, melancias, sucos de fruta e frutas desidratadas), legumes (cebola, alho, repolho, brócolis, couve-de-Bruxelas, aspargos, alcachofra, cogumelos, couve-flor), laticínios (leite, iogurte natural, iogurte grego, queijos moles (como cottage e ricota), além de álcoois de açúcar (qualquer adoçante que termina em -ol: xilitol, sorbitol, maltitol, eritritol), mel, agave.

Para identificar a intolerância aos Fodmaps é preciso estar atento aos sintomas e procurar um especialista. Exames como a colonoscopia e laboratoriais podem ajudar no diagnóstico. A análise nutricional é indispensável, mas o tratamento deve levar em conta a presença de outros fatores como o estresse, ansiedade, uso de antibióticos/antidepressivos e dor menstrual.

Tratamento -A dieta é o caminho assertivo para melhorar o quadro de intolerância provocado pelos Fodmaps. Uma delas é a chamada Low Fodmaps, uma reelaboração alimentar que elimina ou limita severamente alimentos ricos em Fodmaps, durante um período de até dois meses. Após esse intervalo, os alimentos são reintroduzidos na dieta de forma gradual, com acompanhamento dos sintomas.

Além de ajudar a reduzir os sintomas da IBS, o plano alimentar com baixo teor de Fodmaps pode ter efeito positivo em pessoas que sofrem de Supercrescimento Bacteriano do Intestino Delgado (SCBID) e outros distúrbios gastrointestinais. A ideia não é ficar sem os Fodmaps, até porque muitos destes alimentos são saudáveis, benéficos também para a digestão (prebióticos) e ricos em fibras, mas descobrir, neste grupo de “maiores suspeitos”, quais são menos agressivos ao aparelho digestivo.

Editor

Recent Posts

Perna errada de criança é operada em Campina Grande

Uma situação lamentável chocou familiares e profissionais de saúde no Hospital de Emergência e Trauma…

2 horas ago

Gabi Luthai desabafa sobre disquesia do filho Pietro

Na noite da última quinta-feira (26), Gabi Luthai, aos 31 anos, abriu seu coração nas…

7 horas ago

Lei Sala Lilás: refúgio no SUS para vítimas de violência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ratificou nesta quinta-feira (25/4) a Lei n° 2.221/2023,…

1 dia ago

Carlinhos Maia faz tratamento facial com esperma de salmão

Carlinhos Maia, conhecido por seu humor irreverente, surpreendeu recentemente ao revelar seu segredo para manter…

1 dia ago

Aumento do consumo de substâncias por jovens preocupa a OMS

Em um comunicado recente, a agência de saúde da ONU lançou luz sobre uma preocupante…

1 dia ago

SBP alerta: quedas de crianças está em alta no Brasil

No ano de 2023, mais de 33 mil crianças com menos de 10 anos foram…

1 dia ago

This website uses cookies.