Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

O organismo dos idosos pode se tornar mais propenso a dificuldades na mastigação e ingestão dos alimentos, tornando esse grupo suscetível a engasgo. Os cuidados com uma dieta que evite o engasgo são essenciais, de acordo com especialistas.

“As alterações fisiológicas começam já na parte da boca com uma redução de saliva e alteração de paladar. Além disso, a pessoa idosa está mais propensa à perda da massa muscular, inclusive na região da garganta, o que afeta a musculatura responsável por conduzir o alimento até o estômago. O idoso também pode apresentar redução do tônus muscular e da força da língua, com consequente interferência na coordenação motora da mastigação”, explica Milena Volpini, coordenadora de nutrição da Brasil Senior Living.

A especialista explica que essas alterações ocorrem de forma diferente em cada idoso, e para cada caso será necessário um cuidado específico em relação à dieta ideal para evitar engasgo.

“É importante que as refeições atendam aos princípios de uma alimentação saudável e tenham diversidade nutricional, com fontes de vitaminas, minerais, fibras, carboidratos, proteínas, entre outros componentes importantes para o bom funcionamento do organismo nessa fase da vida”, explica.

Na hora de escolher as carnes, a nutricionista recomenda utilizar cortes sem pele e que estejam associados a ensopados. Peixes devem ser sempre sem espinha. É importante também evitar alimentos duros, em grandes pedaços e preparos mais secos, como carne grelhada, farofas e biscoitos.

“A linha de laticínios é um recurso importante de cálcio e proteína bem aceito pelos idosos. Por isso, invista em queijos macios e iogurtes, que têm textura de mais fácil deglutição. Mingau de cereais, como aveia, também é recomendado a esse público. Com relação às frutas, priorize os tipos com textura mais macia, como banana e mamão, por exemplo, cortadas em pedaços menores. Outra dica é incorporar frutas em vitaminas ou fazer sucos com diferentes opções.”

Fonte: R7

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

INSTITUCIONAL

O Front Saúde

Bem-vindo à Revista Digital Front Saúde! Aqui você encontra as melhores notícias na área da saúde.

E se você soubesse de algo que pudesse salvar a vida de alguém que você ama?