Uma vontade constante de urinar, mas a sensação de que a bexiga ainda está cheia, são alguns dos sintomas de infecção urinária, um problema de saúde que, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, é uma das causas mais comuns de infecção na população geral. “São infecções normalmente bacterianas que acometem o trato urinário”, explica a ginecologista Verena Butzke.
Causas
De acordo com a médica, a infecção urinária pode estar relacionadas a causas:
Segundo ela, existem outras causas infecciosas como vírus, parasitas e até mesmo fungos, mas são menos comuns.
Sintomas
Segundo a especialista, os sintomas mais comuns da infecção urinária são: dor ao urinar, sensação de que não conseguiu esvaziar toda a bexiga ao urinar, aumento da frequência urinária e sensação de peso em região pélvica.
Diagnóstico
Ela aponta sobre como o é feito o diagnóstico dessa infecção. “Muitas vezes, conseguimos dar o diagnóstico com a história clínica bastante sugestiva, mas utilizamos a urina de rotina associada a urocultura com antibiograma”.
Fatores de risco
Mulheres, por terem a uretra mais curta, pós-cirúrgico, gravidez, prender a urina, não ingerir água suficiente, ressecamento vaginal, alterações neurológicas na bexiga, dentre outros, são alguns dos fatores de risco para infecção urinária, esclarece a médica.
Os riscos da infecção
A especialista pontua sobre os riscos que a infecção pode trazer à saúde caso não seja tratada. “Ela pode complicar e evoluir pra um quadro chamado de pielonefrite, abscessos até mesmo sepse”, alerta Verena.
Tratamento
A ginecologista menciona como é feito o tratamento. “Uso de antibióticos adequados de acordo com o quadro da paciente ou até mesmo o antibiograma realizado no exame de urocultura, que nos orienta quanto ao tipo de bactéria causadora e o antibiótico que a mesma é mais sensível”, destaca.
Quanto tempo dura a infecção urinária?
De acordo com a médica, o tempo de duração de uma infecção urinária varia de acordo com a condição do paciente – grávida, diabéticos, idosos, imunocomprometidos – da bactéria e do antibiótico necessário para o tratamento, mas de forma geral, dura de 3 até 10 e 14 dias.
Dicas para amenizar as dores
Urinar sempre, aumentar a ingestão de água, usar compressa morna, tomar probióticos, fazer a medicação de forma adequada, utilizar medicações que são analgésicos das vias urinárias, são algumas dicas dadas pela especialista para amenizar as dores causas pela infecção urinária.
Recomendações gerais
A médica orienta sobre como as pessoas podem evitar esse tipo de infecção.
Além, disso ela explica que para prevenir esse problema de saúde, é importante evitar alimentos como açúcares, trigo, refrigerantes, cafeína e bebidas alcoólicas.
“São medidas simples que previnem a doença”, conta.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.