Dor ao urinar e sensação de que não conseguiu esvaziar a bexiga? Fique atento! Pode ser infecção urinária - FRONT SAÚDE

Dor ao urinar e sensação de que não conseguiu esvaziar a bexiga? Fique atento! Pode ser infecção urinária

Uma vontade constante de urinar, mas a sensação de que a bexiga ainda está cheia, são alguns dos sintomas de infecção urinária, um problema de saúde que, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, é uma das causas mais comuns de infecção na população geral. “São infecções normalmente bacterianas que acometem o trato urinário”, explica a ginecologista Verena Butzke.

Causas

De acordo com a médica, a infecção urinária pode estar relacionadas a causas:

  • Neurológicas;
  • Pós-menopausa;
  • Cirurgias urológicas;
  • Cálculos renais;
  • Incontinência urinária;
  • Higiene realizada de forma inadequada.

Segundo ela, existem outras causas infecciosas como vírus, parasitas e até mesmo fungos, mas são menos comuns.

Sintomas

Segundo a especialista, os sintomas mais comuns da infecção urinária são: dor ao urinar, sensação de que não conseguiu esvaziar toda a bexiga ao urinar, aumento da frequência urinária e sensação de peso em região pélvica.

Diagnóstico

Ela aponta sobre como o é feito o diagnóstico dessa infecção. “Muitas vezes, conseguimos dar o diagnóstico com a história clínica bastante sugestiva, mas utilizamos a urina de rotina associada a urocultura com antibiograma”.

Fatores de risco

Mulheres, por terem a uretra mais curta, pós-cirúrgico, gravidez, prender a urina, não ingerir água suficiente, ressecamento vaginal, alterações neurológicas na bexiga, dentre outros, são alguns dos fatores de risco para infecção urinária, esclarece a médica.

Os riscos da infecção

A especialista pontua sobre os riscos que a infecção pode trazer à saúde caso não seja tratada. “Ela pode complicar e evoluir pra um quadro chamado de pielonefrite, abscessos até mesmo sepse”, alerta Verena.

Tratamento

A ginecologista menciona como é feito o tratamento. “Uso de antibióticos adequados de acordo com o quadro da paciente ou até mesmo o antibiograma realizado no exame de urocultura, que nos orienta quanto ao tipo de bactéria causadora e o antibiótico que a mesma é mais sensível”, destaca.

Quanto tempo dura a infecção urinária?

De acordo com a médica, o tempo de duração de uma infecção urinária varia de acordo com a condição do paciente – grávida, diabéticos, idosos, imunocomprometidos – da bactéria e do antibiótico necessário para o tratamento, mas de forma geral, dura de 3 até 10 e 14 dias.

Dicas para amenizar as dores

Urinar sempre, aumentar a ingestão de água, usar compressa morna, tomar probióticos, fazer a medicação de forma adequada, utilizar medicações que são analgésicos das vias urinárias, são algumas dicas dadas pela especialista para amenizar as dores causas pela infecção urinária.

Recomendações gerais

A médica orienta sobre como as pessoas podem evitar esse tipo de infecção.

  • Beber bastante líquido;
  • Urinar assim que sentir vontade;
  • Urinar após as relações sexuais;
  • Dieta balanceada;
  • Higiene de forma adequada.

Além, disso ela explica que para prevenir esse problema de saúde, é importante evitar alimentos como açúcares, trigo, refrigerantes, cafeína e bebidas alcoólicas.

“São medidas simples que previnem a doença”, conta.