Colunistas

Dieta Biogênica: prós e contras da alimentação adotada pela cantora Gaby Amarantos

A cantora paraense Gaby Amarantos recentemente compartilhou em seu Instagram uma transformação surpreendente em sua saúde e bem-estar. Em um post, Gaby revelou que tirou alguns dias para cuidar de sua saúde e, nesse curto período, conseguiu perder impressionantes 14 quilos adotando uma dieta baseada na alimentação biogênica. Sua jornada incluiu práticas como a “xuca,” o uso de enemas, o consumo de sucos e alimentos vivos, além de atividades como trilhas e caminhadas.

Neste contexto, exploraremos mais a fundo o conceito da alimentação biogênica, seus potenciais benefícios e considerações, assim como a necessidade de orientação profissional ao embarcar em qualquer regime alimentar restritivo.

A alimentação biogênica é um protocolo que se baseia em comer apenas alimentos naturais, orgânicos e em sua forma mais pura possível, para poderem fornecer energia vital, ou ‘bioenergia’, ao corpo. Uma alimentação à base de alimentos biogênicos leva em consideração a retirada de alimentos processados.

Além da alimentação, a biogenia é um conceito que envolve uma abordagem holística da alimentação, como se fosse uma prática ou estilo de vida. Os alimentos “vivos” incluem grãos, cereais, leguminosas, ervas e hortaliças germinados ou em forma de brotos.

No início do crescimento, as plantas são extremamente ricas em substâncias que reforçam a vitalidade das nossas células e permitem a regeneração constante (vitaminas, minerais, oligoelementos, aminoácidos, enzimas, hormônios vegetais, etc.).

Dentre os benefícios atribuídos à alimentação biogênica, estão a ingestão de alimentos mais nutritivos e livres de resíduos químicos, o que pode promover a saúde geral, aumentar a energia, melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico.

Porém, a prática não tem comprovação científica e não é indicada para todos os que buscam perder peso, uma vez que o foco principal não é a perda de peso, mas a qualidade dos alimentos e a busca por uma saúde mais integral.

É importante destacar que toda dieta que tenha como base restrições moderadas ou severas pode se tornar um gatilho para compulsão alimentar, principalmente a longo prazo. Excluir grupos alimentares ou até enxergar algum tipo de comida como proibida pode gerar um comportamento disfuncional em relação à alimentação.

Essa abordagem também inclui a prática de enemas, que consiste na introdução de sondas no ânus para promover a evacuação ou aliviar a constipação. É um procedimento invasivo que deve ser realizado apenas em clínicas médicas por profissionais devidamente qualificados. O uso inadequado dessa técnica pode resultar em lesões intestinais, infecções bacterianas, desequilíbrio eletrolítico e até perfuração intestinal.

Portanto, antes de adotar a dieta biogênica ou qualquer outro regime alimentar restritivo, é fundamental consultar um nutricionista e um médico para avaliar os possíveis benefícios e riscos para a saúde. Lembre-se de que uma alimentação equilibrada e diversificada é a melhor maneira de garantir seu bem-estar.

Larissa Ramos

Nutricionista formada pelo Centro Universitário do Pará - CESUPA Especialista em Nutrição Esportiva, emagrecimento saudável e estética.

Recent Posts

Saiba qual a doença que fez Murilo Coito sair do The Noite

O humorista Murilo Couto emocionou os telespectadores ao anunciar sua saída do programa "The Noite",…

12 horas ago

Você conhece frontoplastia que a Brunna Gonçalves fez?

A bailarina e ex-BBB Brunna Gonçalves, esposa da cantora Ludmilla, compartilhou com seus seguidores no…

13 horas ago

PC do Amazonas prende suspeitos que transmitiam HIV a crianças

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança…

18 horas ago

Estudo mostra o que mudou nas doenças que afetam as pessoas

O grupo de estudo internacional Global Burden of Diseases (Carga Global das Doenças) acaba de…

2 dias ago

Chikungunya está mais letal que dengue no Brasil em 2024

O Brasil enfrenta um aumento preocupante nas mortes causadas pela infecção pelo vírus Chikungunya. De…

2 dias ago

Veja dicas para as grávidas se manterem ativas no trabalho

No mundo agitado das corporações, encontrar equilíbrio entre carreira e maternidade pode parecer uma tarefa…

3 dias ago

This website uses cookies.