
As infecções relacionadas à assistência à saúde são um grave problema sanitário, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essas infecções ocorrem nos serviços de saúde, ou seja, em hospitais, consultórios, clínicas e laboratórios, por exemplo. Elas são responsáveis por aumentar o tempo de permanência hospitalar e também a taxa de mortes.
Neste ano, o lema da divulgação da Anvisa para a data é: “Cirurgia segura: prevenir infecções para salvar vidas”. O objetivo é conscientizar profissionais de saúde, gestores, autoridades sanitárias, diretores de hospitais e a população em geral sobre a necessidade de implementar ações de prevenção das infecções nos procedimentos cirúrgicos.
As infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras) são os eventos adversos associados à assistência à saúde mais frequentes, e repercutem diretamente na segurança do paciente e na qualidade dos serviços.
Microrganismos multirresistentes podem causar algumas dessas infecções, tornando os medicamentos atuais ineficazes. Isso reduz ou elimina a capacidade do agente de curar ou prevenir a infecção. Quando uma bactéria multirresistente infecta um paciente, o tratamento fica mais difícil e a recuperação é comprometida.
Para promover a conscientização e informar sobre o assunto, a Anvisa irá realizar nesta quinta-feira (15), das 10h às 12h30, um webinar em que vão ser apresentadas propostas de ações efetivas a fim de reduzir as infecções relacionadas aos procedimentos cirúrgicos.
Fonte: Ministério da Saúde – Anvisa
Deixe uma resposta