A variante delta se tornou uma nova preocupação de especialistas do mundo todo no que diz respeito ao combate da covid-19. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cepa representa mais de 98% dos sequenciamentos de genoma do vírus e que a proteção contra casos severos da doença e mortes é estável.
Estudos sobre essa nova versão revelam que a delta é muito mais transmissível e tem maior probabilidade de evadir o sistema imunológico. Foi registrado um aumento da circulação de casos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), nos primeiros 20 dias de outubro 75% dos casos analisados eram da variante e foi emitido um alerta para a população para que as pessoas com sintomas da covid-19 que permaneçam em isolamento por 14 dias.
Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Belém e também da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), por meio dos boletins epidemiológicos, não há morte em Belém e demais municípios do Pará por covid-19 há mais de dez dias, sendo o mais longo registro sem óbitos até agora. Até a última quarta-feira (03), a taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI estão zeradas e apenas 25 casos da doença foram notificados nos últimos sete dias.
Apesar dos números em queda, a infectologista Rita Medeiros alerta para os riscos de contaminação pela variante. “O maior risco é um grande aumento no número de casos, especialmente entre os não vacinados e os vacinados com mais de seis meses da imunização completa. Os sintomas são os mesmos daqueles da covid-19, que são febre, tosse cansaço, perda do paladar e olfato e, em casos mais graves a dificuldade de respirar”, afirmou.
O caso mais recente em Belém que chamou a atenção da população de Belém foi o caso do atual prefeito da cidade, Edmilson Rodrigues, que contraiu a covid-19 e teve uma complicação durante a recuperação, em outubro. O prefeito chegou a ter 70% dos pulmões comprometidos e apresentava forte dores nas costas. Edmilson já teve alta hospitalar e continua o tratamento dos sintomas em casa.
A médica diz que a delta deve se tornar mais prevalente no Brasil. “A variante Delta ainda não é a mais prevalente no estado e no Brasil. Mas, a exemplo do que ocorre na Europa e EUA, onde já representa mais de 70% dos novos casos, a mutação deve se tornar a mais prevalente pelo fato de ter um poder de transmissão muito maior que a variante gamma (P1) e demais cepas”, explicou.
A variante delta foi identificada pela primeira vez na Índia. Apesar de mais transmissível e de ser uma preocupação sobre o aumento no número de casos e mortes, não se sabe se é mais letal. A vacinação e medidas de proteção como usar máscara, evitar aglomerações e higienizar sempre as mãos ajudam a evitar a contaminação por essa variante. “A maior forma de evitar mutações é a vacinação em massa da população, o que diminui a circulação viral”, reforçou a infectologista.
Vacinação em Belém
A Prefeitura de Belém segue vacinando a população contra a covid-19 em 24 pontos de vacinação, que funcionarão das 9h às 17h. Hoje (04), os nascidos de 2004 a 2009 poderão tomar a primeira ou segunda dose da vacina Pfizer. Já amanhã (05) é a primeira ou segunda dose das vacinas Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac para todas as pessoas que ainda não tenham recebido.
Para se vacinar é preciso apresentar: RG, CPF e cartão de vacinação de Belém. Os menores de idade devem estar acompanhados pelos responsáveis, que deverá apresentar CPF, para registro. Pessoas que receberão a primeira dose devem apresentar também o comprovante de residência de Belém.
Veja onde você pode se vacinar:
1. Boulevard Shopping Belém – Estacionamento G6. Av. Visconde de Souza Franco, 776. Reduto;
2. Cassazum. Avenida Duque de Caxias, nº 1375, bairro do Marco;
3. Castanheira Shopping Center. Rod. BR 316, km 01, 3° piso. Espaço Cultural;
4. Escola Brigadeiro Fontenele. End: Rua São Domingos, n: 511. Terra firme;
5. Escola de Enfermagem da UEPA. Avenida José Bonifácio, nº 1289, bairro do Guamá;
6. Faculdade Cosmopolita. Avenida Tavares Bastos 1313, Marambaia;
7. FIBRA. Avenida Gentil Bittencourt, nº 1144, bairro de Nazaré;
8. FUNBOSQUE. Avenida Nossa Senhora da Conceição, Distrito de Outeiro;
9. Ginásio do CCBS-UEPA, esquina da Perebebuí com Almirante Barroso;
10. Ginásio Mangueirinho. Avenida Augusto Montenegro, nº 524, bairro do Mangueirão;
11. Icoaraci. Assembleia de Deus, Templo Monte Tabor, Av. Augusto Montenegro, 838 – Agulha;
12. Icoaraci. Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso. Tv. dos Andradas, 1110 – Ponta Grossa;
13. Icoaraci. Escola Municipal Prof. Alfredo Chaves. Rua 02 de Dezembro.
14. Icoaraci. SEST SENAT. Av. Augusto Montenegro, 765 – Águas Negras
15. IFPA Campus Belém – Av. Almirante Barroso, 1155- Marco;
16. Igreja do Evangelho Quadrangular. Barão de Igarapé Miri, esquina com 25 de junho, bairro do Guamá;
17. IT Center. Av. Senador Lemos, 3153, bairro da Sacramenta;
18. Mosqueiro. Escola Municipal de Ensino Fundamental Abel Martins. Rua Lalor Mota, 551, Carananduba;
19. Mosqueiro. Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Donatila Santana Lopes, Rua Francelina Santos (rua da bateria), Farol;
20. Shopping Bosque Grão-Pará, entrada de carros exclusivo pelo acesso do Condomínio Cidade Cristal (acesso D) e entrada de pedestres pelo acesso da Rodovia dos Trabalhadores (acesso G);
21. Shopping Pátio Belém, 3º Piso, loja 358;
22. UEPA CCSE: Universidade do Estado do Pará – Centro de Ciências Sociais e Educação. R. do Úna, n° 156
23. UNAMA. Avenida Alcindo Cacela, nº 287;
24. UNIFAMAZ. Avenida Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro do Reduto;
25. Universidade Federal do Pará (Mirante do Rio/UFPA – Campus Guamá).
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.