Saúde da Mulher

Veja quais os riscos que o uso excessivo de salto alto pode trazer para a saúde

Os sapatos de salto alto podem ser um item obrigatório no guarda-roupa de muitas pessoas, mas o uso excessivo do calçado pode causar problemas para a saúde dos pés. Especialistas explicam que há um aumento do risco de torção e além de desencadear outro problemas na região.

Segundo o médico ortopedista Jean Klay, em relação ao uso de saltos a gente primeiro tem que entender que o salto alto ele não é funcional, ele não é anatômico. “Quando uma mulher usa salto alto ela muda o seu centro de gravidade que a ser colocado mais para o lado da frente o seu primeiro efeito isso gera uma sobrecarga na parte da frente do joelho no osso que a gente chama de patela além disso quando a gente fala em apoio o pé o apoio  peso ao nível do pé ele é dividido normalmente em três pontos. Um ponto que fica na parte de trás no calcâneo e dois pontos na parte da frente. Na hora que a mulher usa um salto alto, ela concentra nos pontos de apoio da frente. Isso faz com que aumente o risco primeiro de dor no pé por sobrecarga na parte da frente do pé essa é a primeira questão e como você fica o tempo todo e a mulher fica o tempo todo com no com salto a musculatura da parte de trás da perna musculatura da panturrilha ela fica encurtada junto com o tendão calcâneo que é muito conhecido como tendão de Aquiles”, explicou.

Uma sobrecarga na parte da frente do joelho no osso chamada de patela com o uso do sapato, além de riscos de dores no pé e na musculatura, como fala o médico. “Na hora que a mulher usa um salto alto ela concentra nos pontos de apoio da frente. Então isso com que aumente o risco primeiro de dor no pé por sobrecarga na parte da frente do pé essa é a primeira questão e como você fica o tempo todo e a mulher fica o tempo todo com no com salto a musculatura da parte de trás da perna musculatura da panturrilha ela fica encurtada junto com o tendão calcâneo que é muito conhecido como tendão de Aquiles. É esse encurtamento gera também um aumento da atração no calcâneo e aí com frequência essas pessoas podem ter o que a gente chama de plantar que é conhecida popularmente como esporão de calcâneo”, afirmou.

Quanto mais tempo a mulher use o salto maior o risco que ela tem de ter esse tipo de doença ortopédica, alerta Dr. Jean. “Pode usar o salto, mas tem que ser um salto que não seja muito alto. Normalmente a distância, a diferença entre a parte de trás do calçado e a parte da frente ela não deve ultrapassar quatro, cinco centímetros. Esse é o tipo de calçado que você recomenda para o dia a dia. Naturalmente na eventualidade de um evento ou uma situação especial tudo bem, não há problema em se usar o salto, mas  para o dia a dia o ideal é que você use calçados mais anatômicos mais funcionais e fundamentalmente confortáveis porque os calçados que normalmente as mulheres usam são aqueles calçados que a gente diz que tem a câmara anterior menor são aqueles mais  para o bico mais fino esses calçados e muito deles são de salto alto eles predispõe a uma doença que é conhecida como joanete. O uso de um calçado adequado no seu dia a dia é importante pra saúde não só dos seus pés mas também joelho quadril e coluna porque tudo isso muda em função da mudança do centro de gravidade”,

Os calçados que não tem elevação, as chamadas sandálias rasteirinhas ou os calçados sem saltos também predispõe a um outro tipo de problema, conforme explica o médico. “Um problema muito voltado pra região da face a plantar então o que que se recomenda é  um salto bem pequeno, algo em torno de entre três e cinco centímetros seria o ideal pra você facilitar o retorno venoso você diminuir um pouco a tensão da musculatura da panturrilha mas sem prejudicar a questão da biomecânica do pé”, concluiu.

Alessandra Fonseca

Recent Posts

Argentina limita preço de planos de saúde após disparada

Após meses de aumentos exorbitantes nos preços dos planos de saúde na Argentina, o governo…

23 horas ago

O impacto da judicialização na saúde suplementar brasileiro

O aumento significativo da judicialização tem sido um obstáculo cada vez maior para o sistema…

23 horas ago

Saiba quais infecções podem voltar e como se prevenir delas

Ao contrário de algumas doenças que oferecem imunidade vitalícia após uma única exposição, como rubéola,…

1 dia ago

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

2 dias ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

2 dias ago

Walmart encerra suas 51 clínicas e serviços virtuais de saúde

O Walmart anunciou na terça-feira o fechamento de todas as suas 51 clínicas de saúde…

2 dias ago

This website uses cookies.