Evento internacional reúne líderes mundiais para discutir mudanças climáticas e seus impactos na saúde
No último domingo (3), a ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, marcou presença na 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP-28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O foco da participação da ministra foi apresentar a proposta brasileira de um novo Plano de Adaptação e Mitigação Climática no setor da Saúde.
Chamado à ação global
Durante o evento, a ministra enfatizou a necessidade de uma resposta coletiva da comunidade internacional diante das alterações climáticas, ressaltando os impactos mais significativos sobre as populações vulneráveis. O apelo foi feito considerando os efeitos das mudanças climáticas na proliferação de doenças como dengue, zika e chikungunya, além do impacto na qualidade da água e na produção de alimentos.
Mudanças climáticas e saúde pública
Nísia Trindade alertou para o aumento da demanda por serviços de saúde, vigilância e promoção da saúde decorrentes dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. Ela destacou que tais transformações exigirão dos países investimentos significativos na expansão do acesso aos serviços de saúde.
Brasil: compromissos e desafios
No contexto brasileiro, a ministra ressaltou a importância do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e do Plano de Transição Ecológica apresentado pelos ministros Fernando Haddad e Marina Silva na COP 28. Para enfrentar os desafios climáticos, o Brasil planeja investir em telessaúde, garantindo o acesso a consultas e cuidados especializados mesmo em situações de transporte inoperante.
COP-28: debates e compromissos
Ao longo do fim de semana, a COP-28 abrigou debates sobre compromissos políticos e financeiros, respostas da saúde às mudanças climáticas no contexto do Grupo G20 – bloco que o Brasil preside atualmente –, e discussões sobre a interligação entre questões climáticas e saúde. As comitivas dos países participantes se preparam para elaborar uma Declaração sobre Clima e Saúde da COP-28, visando fortalecer a cooperação internacional diante dos desafios climáticos.
Fonte: Ministério da Saúde
Deixe uma resposta