Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

O ovo é um alimento usado em muitas combinações. Muitas vezes, é o ingrediente principal para a preparação de um prato, mas também pode ser apreciado de forma individual. Por conter proteínas e ser nutritivo, é muito consumido por pessoas que praticam atividade física ou mesmo complementar uma refeição durante o dia, mas além disso, o ovo pode trazer benefícios indispensáveis para a saúde.  

A nutricionista Danielle Farias explica porque o ovo é fundamental para incluir na alimentação. “É uma proteína com boas fontes de aminoácidos, tem algumas vitaminas e sais minerais e tem uma ótima quantidade de proteína. O ovo é uma opção muito boa, mas de preferência que não seja frito com muita gordura”, destaca.  

Segundo Danielle, foi descoberto que o colesterol do ovo faz mal à saúde por conta do excesso de frituras e existem algumas formas de reduzir essas gorduras como, por exemplo, usar frigideira antiaderente e ao invés de colocar óleo, colocar uma colherzinha de água para infringir e aglutinar como se fosse feito de maneira frita. A nutricionista revela que o ovo deve ser preparado com menos gordura possível, além de combiná-lo com outros alimentos. “Temos que reduzir essa quantidade de gordura do ovo, assim como variar entre os alimentos para que não fique uma dieta monótona apenas com os ovos. Usar óleos comestíveis e manteiga com menos lactose são algumas opções para melhorar a condição do ovo, preferencialmente de forma cozida ou aglutinada com uma colherzinha de água”, pontua. 

De acordo com a especialista, não existe uma quantidade exata pra consumir o ovo, mas o ideal é que ele não seja a rotina diária. “Duas unidades por dia é mais do que suficiente, variando entre outros alimentos e não fazendo com que seja a dieta por longo prazo”, afirma. Ela, ressalta, ainda, que é uma proteína completa com todos os aminoácidos essenciais, além de ter uma boa fonte de gordura, sais minerais, vitaminas A e E, betacaroteno, vitaminas do complexo B que atuam como antioxidantes, combatendo também possíveis infecções por estimular os nossos glóbulos brancos e minerais como zinco e selênio.  

Por fim, a nutricionista enfatiza que o ovo pode ser consumido com outros alimentos, assim como a importância do alimento. “Pode ser acrescido de outros tipos de alimentos para enriquecer, por exemplo, comer com aveia ou ainda combinar com frutas, com torradas integrais, que são ótimas opções pra consumir todos esses nutrientes que estão presentes no ovo e que ainda é um alimento de fácil acesso e de custo acessível pra todo mundo. É muito importante a gente ressaltar a importância do consumo dos ovos”, finaliza.  

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio