O remo é considerado um dos esportes mais completos e benéficos para o nosso corpo, proporcionando, além do total bem-estar físico, o contato com a natureza. Perfeito para todas as idades, o remo trabalha os músculos dos membros inferiores e os superiores, sendo assim um exercício excelente.
Embora pareça simples, para praticar remo é necessário estar atento aos sinais do corpo, ao movimento que será feito e ter sempre um profissional qualificado acompanhando e orientando a atividade.
Como funciona?
A remada começa com um explosivo impulso das pernas, utilizando os músculos quadríceps, gémeos e glúteos para a extensão dos joelhos e das coxas. Assim que esses grandes grupos musculares são ativados, a musculatura dorsal, oblíqua e abdominal contrai-se em redor do tronco, estabilizando-o antes de os músculos trapezoidal, lateral e dos braços completarem o movimento, puxando a pega em direção ao corpo para terminar a remada.
Esta sequência, que solicita nove grandes grupos musculares, é repetida 20 a 30 vezes por minuto, a um ritmo de remada normal, queimando calorias duas a três vezes mais rápido do que a prática de ciclismo. O esforço corporal exercido durante a prática do remo resulta numa enorme solicitação dos sistemas aeróbico e anaeróbico. Quanto mais tensão for exercida sobre o corpo, mais este terá de se adaptar.
Ao longo do tempo, o corpo vai criando mais capilares para transportar sangue e oxigénio para os músculos. Os músculos em redor do coração fortalecem-se e crescem e os pulmões tornam-se mais eficientes a extrair o oxigénio do ar.
Mesmo com todos esses benefícios físicos, o maior ganho de quem pratica remo talvez esteja em outro ponto: o bem-estar. “Além da parte física existe a interação com a natureza e isso trabalha bem o fator emocional, psicológico. É um momento de paz que a gente ouve os sons da natureza”, relata Tati Blanco, praticando da canoagem havaiana, esporte que também utiliza técnicas de remo.
Por ser um esporte praticado ao ar livre, o remo possibilita uma relação muito próxima com a natureza, a água e o meio ambiente, mostrando-se uma excelente alternativa para quem quer praticar um exercício físico, mas não gosta do ambiente fechado de uma academia.
Benefícios do remo para a saúde
1 – Fortalece a musculatura: Por ser um esporte que movimenta todos os músculos do corpo, sua prática constante ajuda a fortalecer os membros do corpo, aumenta a resistência física e melhora a saúde das articulações.
2 – Ajuda no emagrecimento saudável: Cerca de 600 calorias são perdidas em uma hora de atividade, que tal? Para as pessoas que desejam perder alguns quilinhos, o remo pode facilitar, principalmente se for associado a uma alimentação saudável.
3 – Melhora a postura: Para praticar a remada é necessário manter o corpo ereto e os braços e pernas nos lugares indicados, garantindo a eficácia no esporte e uma melhora na postura no dia a dia.
4 – Alivia o estresse: O contato com a natureza já é conhecido por trazer paz, bem-estar e ajudar a tranquilizar a mente. Já prática esportiva em si, ajuda a liberar a serotonina, o hormônio da felicidade que diminui os efeitos do estresse causado pela rotina.
5 – Ajuda no controle da respiração: Ao remar, você precisa estar atento à sua respiração. Por exemplo, ao puxar os remos, você inspira e ao empurrá-los, você solta o ar, ajudando no funcionamento dos pulmões e no transporte do oxigênio as células do corpo.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.