Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

O remo é considerado um dos esportes mais completos e benéficos para o nosso corpo, proporcionando, além do total bem-estar físico, o contato com a natureza. Perfeito para todas as idades, o remo trabalha os músculos dos membros inferiores e os superiores, sendo assim um exercício excelente.

Embora pareça simples, para praticar remo é necessário estar atento aos sinais do corpo, ao movimento que será feito e ter sempre um profissional qualificado acompanhando e orientando a atividade.

Como funciona?

A remada começa com um explosivo impulso das pernas, utilizando os músculos quadríceps, gémeos e glúteos para a extensão dos joelhos e das coxas. Assim que esses grandes grupos musculares são ativados, a musculatura dorsal, oblíqua e abdominal contrai-se em redor do tronco, estabilizando-o antes de os músculos trapezoidal, lateral e dos braços completarem o movimento, puxando a pega em direção ao corpo para terminar a remada.

Esta sequência, que solicita nove grandes grupos musculares, é repetida 20 a 30 vezes por minuto, a um ritmo de remada normal, queimando calorias duas a três vezes mais rápido do que a prática de ciclismo. O esforço corporal exercido durante a prática do remo resulta numa enorme solicitação dos sistemas aeróbico e anaeróbico. Quanto mais tensão for exercida sobre o corpo, mais este terá de se adaptar.

Ao longo do tempo, o corpo vai criando mais capilares para transportar sangue e oxigénio para os músculos. Os músculos em redor do coração fortalecem-se e crescem e os pulmões tornam-se mais eficientes a extrair o oxigénio do ar.

Mesmo com todos esses benefícios físicos, o maior ganho de quem pratica remo talvez esteja em outro ponto: o bem-estar. “Além da parte física existe a interação com a natureza e isso trabalha bem o fator emocional, psicológico. É um momento de paz que a gente ouve os sons da natureza”, relata Tati Blanco, praticando da canoagem havaiana, esporte que também utiliza técnicas de remo.

Por ser um esporte praticado ao ar livre, o remo possibilita uma relação muito próxima com a natureza, a água e o meio ambiente, mostrando-se uma excelente alternativa para quem quer praticar um exercício físico, mas não gosta do ambiente fechado de uma academia.

Benefícios do remo para a saúde

1 – Fortalece a musculatura: Por ser um esporte que movimenta todos os músculos do corpo, sua prática constante ajuda a fortalecer os membros do corpo, aumenta a resistência física e melhora a saúde das articulações.

2 – Ajuda no emagrecimento saudável: Cerca de 600 calorias são perdidas em uma hora de atividade, que tal? Para as pessoas que desejam perder alguns quilinhos, o remo pode facilitar, principalmente se for associado a uma alimentação saudável.

3 – Melhora a postura: Para praticar a remada é necessário manter o corpo ereto e os braços e pernas nos lugares indicados, garantindo a eficácia no esporte e uma melhora na postura no dia a dia.

4 – Alivia o estresse: O contato com a natureza já é conhecido por trazer paz, bem-estar e ajudar a tranquilizar a mente. Já prática esportiva em si, ajuda a liberar a serotonina, o hormônio da felicidade que diminui os efeitos do estresse causado pela rotina.

5 – Ajuda no controle da respiração: Ao remar, você precisa estar atento à sua respiração. Por exemplo, ao puxar os remos, você inspira e ao empurrá-los, você solta o ar, ajudando no funcionamento dos pulmões e no transporte do oxigênio as células do corpo.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

INSTITUCIONAL

O Front Saúde

Bem-vindo à Revista Digital Front Saúde! Aqui você encontra as melhores notícias na área da saúde.

E se você soubesse de algo que pudesse salvar a vida de alguém que você ama?