Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

O cuidado com a saúde animal previne contra doenças ocasionadas por parasitas como pulgas e carrapatos. Mesmo com o cuidado, os pets estão sujeitos a essas visitas indesejáveis. Às vezes, um simples passeio nas ruas ou até mesmo a convivência com outros pode atrair os parasitas. É importante que os tutores estejam atentos aos sinais que os animais demonstram para evitar formas graves de doenças, visto que, nem sempre os parasitas podem ser vistos a olho nu.

A médica veterinária Andressa Leitão explica que parasitas são comuns nos pets. “As infestações parasitárias são muito frequentes nos animais de companhia”, pontua.

Veja as principais doenças causadas por parasitas

Pulgas e Carrapatos: são parasitas externos que se alimentam de sangue através da pele dos animais e provocam anemia, coceira e reações alérgicas como a Dermatite Alérgica a Picada de Ectoparasitas. A transmissão se dá através do ambiente ou do contato com outros animais. 

Sarnas: doenças dermatológicas causadas por ácaros, entre elas a escabiose que é altamente contagiosa para humanos. A transmissão se dá através do contato com animais ou humanos infectados. 

Verminoses: são doenças causadas por parasitas internos como os vermes intestinais, transmitidos através da ingestão de água ou alimentos contaminados e a dirofilariose, conhecida como verme do coração que é transmitida através da picada de mosquito e que causa cardiopatia nos animais de companhia. 

A veterinária revela que pulgas e carrapatos explica que pulgas e carrapatos podem transmitir doenças graves e que o estado de saúde do animal influencia em casos com a presença de parasitas. “As pulgas e carrapatos também são vetores de doenças infecciosas graves como as hemoparasitoses Babesiose, Erliquiose e Micoplasmose. O estado geral do animal influencia no aparecimento de parasitas, animais em bom estado de nutrição e imunidade são menos acometidos pelas infestações parasitárias”, afirma.

Segundo a especialista, a visita periódica ao veterinário é muito importante para o diagnóstico das doenças parasitárias por meio de exame clínico e laboratorial e para estabelecer o melhor tratamento e controle das infestações parasitárias tanto no próprio animal como no ambiente. 

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

INSTITUCIONAL

O Front Saúde

Bem-vindo à Revista Digital Front Saúde! Aqui você encontra as melhores notícias na área da saúde.

E se você soubesse de algo que pudesse salvar a vida de alguém que você ama?