15 de maio é marcado pelo Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares. A data tem o objetivo de conscientizar autoridades sanitárias, diretores de hospitais e trabalhadores de saúde sobre a importância do controle das infecções em hospitais.
A infecção hospitalar pode se manifestar durante a internação ou após a alta de um paciente. No Brasil, a taxa de infecções hospitalares atinge 14% das internações, de acordo com o Ministério da Saúde. Isso é, de cada 100 pacientes internados, pelo menos 14 apresentam complicações devido a alguma infecção adquirida dentro do hospital, o que pode aumentar o tempo de internação do paciente, o aumento do custo do cuidado e até causar a sua morte.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 45 mil brasileiros morrem anualmente em decorrência de infecções hospitalares. E a forma mais simples e efetiva de evitar esse cenário é a higienização de mãos. “Pode parecer besteira, mas este ato tão simples de lavar as mãos constantemente salva vidas. E essa regra deve valer não só para os profissionais de saúde mas também para quem está visitando um paciente no hospital”, afirma Carla Biagioni, médica e diretora técnica da AsQ, empresa especializada em Gestão de Saúde para empresas e operadoras de planos de saúde.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.