Seja pela terra, pelo céu ou pela água, praticar esportes traz inúmeros benefícios para a saúde, e a canoagem é um deles. A modalidade esportiva que existe desde 1943, tem se tornada cada vez mais procurada por pessoas que querem investir em uma nova atividade e proporcionar ainda mais qualidade de vida.
Praticada em uma canoa ou caiaque, o esporte pode ser realizado em grupos ou de forma individual, como é o caso do atleta Isaquias Queiroz, que é campeão brasileiro de canoagem de velocidade.
Em Belém, já existem alguns grupos que praticam a canoagem, como o Caruanas, fundado em 2017, e que atualmente, conta com 75 alunos matriculados regularmente, além dos simpatizantes pelo esporte, somando cerca de 150 pessoas nesse grupo, explica um dos fundadores e também praticante do clube de canoagem, Alan Bordallo.
Além disso, Alan explica que o esporte é capaz de proporcionar inúmeros benefícios para a saúde. “Os benefícios são muitos! É um esporte que trabalha muito a capacidade cardiorrespiratória. Como a gente vive na pandemia, as pessoas tiveram um comprometimento da capacidade respiratória. Outro benefício muito legal é a socialização na canoagem. Tudo tem que ser feito em grupo. E o contato com a natureza, que é uma coisa que acalma”, detalha.
Alan conta que cada pessoa que tem o contato com a canoagem pode perceber e conhecer um pouco mais sobre a realidade da população ribeirinha, assim como a conscientização para a preservação da natureza. “E cada vez que a gente leva uma nova pessoa para praticar esse esporte, a gente acredita também que ajudamos a desenvolver essa consciência socioambiental porque a pessoa vai ver que existe uma vida nessas ilhas que circulam Belém”, enfatiza.
O professor e pesquisador Camilo Teixeira, é um dos praticantes do grupo de canoagem Caruanas, e comenta o motivo de escolher o esporte para praticar. “Eu tinha muita vontade de fazer esportes para sair um pouco de dentro das academias, para fazer um esporte ao ar livre, principalmente aliado a um esporte aquático, morando em um lugar quente como Belém. Então, isso me ajudou a selecionar a canoagem porque ela sempre esteve na minha mira, e foi muito bom, não só a parte física e estética, mas também me ajudou bastante a melhorar a relação com a cidade. É muito prazeroso estar dentro da água todos os dias e acordar de manhã cedo, então, para mim foi praticamente uma revolução na minha vida”, afirma.
Alan finaliza falando sobre como uma pessoa que deseja iniciar a canoagem deve começar para realizar a prática. “Para começar na canoagem, a gente indica que o ideal é a pessoa saber nadar, então, esse é um pré-requisito interessante para iniciar no esporte, já que é um esporte de aventura, ao ar livre e existem riscos envolvidos. No Caruanas, a pessoa pode começar fazendo uma aula experimental no dia de semana ou participando de um serviço que a gente oferece, que são as aulas para iniciantes que acontecem a cada 15 dias. A gente junta pessoas que nunca remaram para ter elas terem uma experiência para iniciar a prática de esportes, e é uma coisa muito simples, para você praticar pela primeira vez com uma instrução básica, você consegue ir e se divertir muito, e aí o primeiro contato importante para a pessoa se interessar. A partir do momento que a pessoa se interessa, um novo mundo se abre, de aperfeiçoamento técnico e um caminho de processamento muito grande pela frente”, conclui.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.