Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Seja pela terra, pelo céu ou pela água, praticar esportes traz inúmeros benefícios para a saúde, e a canoagem é um deles. A modalidade esportiva que existe desde 1943, tem se tornada cada vez mais procurada por pessoas que querem investir em uma nova atividade e proporcionar ainda mais qualidade de vida.  

Praticada em uma canoa ou caiaque, o esporte pode ser realizado em grupos ou de forma individual, como é o caso do atleta Isaquias Queiroz, que é campeão brasileiro de canoagem de velocidade.  

Em Belém, já existem alguns grupos que praticam a canoagem, como o Caruanas, fundado em 2017, e que atualmente, conta com 75 alunos matriculados regularmente, além dos simpatizantes pelo esporte, somando cerca de 150 pessoas nesse grupo, explica um dos fundadores e também praticante do clube de canoagem, Alan Bordallo. 

Além disso, Alan explica que o esporte é capaz de proporcionar inúmeros benefícios para a saúde. “Os benefícios são muitos! É um esporte que trabalha muito a capacidade cardiorrespiratória. Como a gente vive na pandemia, as pessoas tiveram um comprometimento da capacidade respiratória. Outro benefício muito legal é a socialização na canoagem. Tudo tem que ser feito em grupo. E o contato com a natureza, que é uma coisa que acalma”, detalha.  

Foto: Sidney Oliveira/Grupo de canoagem Caruanas

Alan conta que cada pessoa que tem o contato com a canoagem pode perceber e conhecer um pouco mais sobre a realidade da população ribeirinha, assim como a conscientização para a preservação da natureza. “E cada vez que a gente leva uma nova pessoa para praticar esse esporte, a gente acredita também que ajudamos a desenvolver essa consciência socioambiental porque a pessoa vai ver que existe uma vida nessas ilhas que circulam Belém”, enfatiza.  

O professor e pesquisador Camilo Teixeira, é um dos praticantes do grupo de canoagem Caruanas, e comenta o motivo de escolher o esporte para praticar. “Eu tinha muita vontade de fazer esportes para sair um pouco de dentro das academias, para fazer um esporte ao ar livre, principalmente aliado a um esporte aquático, morando em um lugar quente como Belém. Então, isso me ajudou a selecionar a canoagem porque ela sempre esteve na minha mira, e foi muito bom, não só a parte física e estética, mas também me ajudou bastante a melhorar a relação com a cidade. É muito prazeroso estar dentro da água todos os dias e acordar de manhã cedo, então, para mim foi praticamente uma revolução na minha vida”, afirma. 

Alan finaliza falando sobre como uma pessoa que deseja iniciar a canoagem deve começar para realizar a prática. “Para começar na canoagem, a gente indica que o ideal é a pessoa saber nadar, então, esse é um pré-requisito interessante para iniciar no esporte, já que é um esporte de aventura, ao ar livre e existem riscos envolvidos. No Caruanas, a pessoa pode começar fazendo uma aula experimental no dia de semana ou participando de um serviço que a gente oferece, que são as aulas para iniciantes que acontecem a cada 15 dias.  A gente junta pessoas que nunca remaram para ter elas terem uma experiência para iniciar a prática de esportes, e é uma coisa muito simples, para você praticar pela primeira vez com uma instrução básica, você consegue ir e se divertir muito, e aí o primeiro contato importante para a pessoa se interessar. A partir do momento que a pessoa se interessa, um novo mundo se abre, de aperfeiçoamento técnico e um caminho de processamento muito grande pela frente”, conclui. 

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

INSTITUCIONAL

O Front Saúde

Bem-vindo à Revista Digital Front Saúde! Aqui você encontra as melhores notícias na área da saúde.

E se você soubesse de algo que pudesse salvar a vida de alguém que você ama?