Câncer de próstata: doença pode ser evitada e estilo de vida é fundamental para prevenção  - FRONT SAÚDE

Câncer de próstata: doença pode ser evitada e estilo de vida é fundamental para prevenção 

A campanha Novembro Azul completa 10 anos este ano, e traz a temática “Azultitude”, que tem o intuito de acender a conscientização nos homens para fazer com que eles sejam os protagonistas do cuidado com a sua saúde de maneira integral.  

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado em 17 de novembro. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele do tipo não melanoma. De acordo com estimativa do INCA, dados apontaram 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. 

Infelizmente, cuidar da saúde ainda é um fator negligenciado pelos homens e para alguns, pode ser até um tabu. É o que explica o médico oncologista Sandro Cavallero. “Muitos homens ainda querem manter a imagem de que são os mais fortes, os menos vulneráveis e de que procurar um médico seria um atestado de fraqueza, quando na verdade, é exatamente o oposto. Buscar um atendimento especializado é a maior prova de amor que se pode dar a você mesmo e às pessoas que ama, pois para cuidar do próximo, temos que ter cada vez mais saúde. A diferença entre homens e mulheres é tão gritante, que uma mulher teria vergonha de dizer que nunca foi ao ginecologista, e em contraposição, o homem tem vergonha de dizer que foi a um urologista”, afirma.

Segundo o médico, algumas doenças como câncer de próstata, de pulmão, doenças cardiovasculares como infarto, cerebrovasculares como o AVC, podem acometer mais os homens do que as mulheres, e estão relacionadas ao estilo de vida e podem ser evitáveis. “Boa parte delas sim, são causadas ou agravadas pelos péssimos hábitos de vida que muitos homens levam. Por exemplo, apenas relacionado ao câncer, se todas as pessoas no mundo, fossem ativas fisicamente, tivessem uma dieta saudável, não consumissem álcool e não fossem tabagistas, cerca de 40% de todos os casos de câncer no mundo não existiriam”, detalha.  

O especialista pontua que a próstata é uma glândula que fica colada abaixo da bexiga e a frente do reto (parte do intestino) por onde passa a uretra. “O câncer de próstata são células anormais que surgem nesta glândula e se recusam a morrer, proliferam de maneira agressiva, acometendo a próstata e as estruturas adjacentes, assim como tem também a possibilidade de se disseminar para outras partes do corpo como os ossos, o que chamamos de metástase. Estas células vão destruindo as células normais e estruturas acometidas vão perdendo também suas funções”, comenta.  

Causas 

Em relação às causas, Sandro ressalta que há os fatores de risco imutáveis como a genética, a idade e a raça negra. Mas que há fatores de riscos que estão ligados ao estilo de vida e podem ser mudados como: 

  • Sedentarismo – considerado a quarta causa de morte no mundo por todas as complicações que pode trazer;  
  • Obesidade – associada a mais de 20 tipos diferentes de câncer; 
  • Consumo excessivo de alimentos ultra processados – responsável por 57.000 mortes por ano só no Brasil;  
  • Outros alimentos – carne vermelha, conservados, salgados, queimados, alta carga calórica.  

O oncologista destaca que o câncer de próstata é mais comum a partir dos 60 anos, porém, também pode acometer os mais novos. “Pode acometer homens mais jovens em menor proporção, entretanto, quanto mais jovem o homem é acometido pelo câncer de próstata, mais agressivo ele é, e mais letal se torna. Por isso todos devem se cuidar”, comenta.  

Para Cavallero, os homens com idade a partir dos 40 ou 45 anos devem procurar o urologista pelo menos uma vez ao ano, todos os anos, pois a doença é considerada silenciosa. “O câncer de próstata na maioria dos casos não tem sintoma, por isso devem procurar mesmo sem sintomas”.  

Principais sintomas  

O médico explica que quando surgem, os principais sintomas deste tipo de câncer podem ser: dor ao urinar, sangue na urina, ir mais vezes no banheiro e o jato da urina começa a diminuir. “Ele deve procurar imediatamente o urologista, independente da sua idade ou da data da sua última visita ao mesmo. A grande importância desta visita é diagnosticar o câncer de próstata precocemente. Se este for diagnosticado, precocemente, a probabilidade desta pessoa estar viva em 5 anos é praticamente 100%”, enfatiza.  

De acordo com o oncologista, o diagnóstico tardio da doença reduz a expectativa de vida desse homem. “Se o câncer estiver avançado, o que acontece quando o homem só procura o médico quando tem sintomas, a probabilidade desta pessoa estar viva em 5 anos vai para 32%. Além de tudo isso, quanto mais precoce o diagnóstico, menos tratamento é necessário. E quanto mais tardiamente é diagnosticado, tratamentos mais tóxicos e prolongados são necessários”, ressalta.

Estilo de vida  

Para o especialista, a maior parte dos homens deixa pra ter hábitos saudáveis quando resta algum tempo livre, porém, considerada a pior estratégia, pois ele menciona que a qualidade de vida está relacionada a um planejamento. “É importante incluir atividade física dentro das tarefas que tem que executar no dia, e não só quando sobrar tempo, além de se preocupar em ter uma alimentação mais saudável hoje. Não estamos nos referindo a nenhuma dieta restritiva milagrosa, apenas comer melhor, que é diferente de comer muito ou pouco. Melhorar a qualidade do sono, e abandonar vícios como tabagismo e álcool”, esclarece.  

“Isso é o melhor investimento que você pode fazer, além de beneficiar a você mesmo. Não tenho nenhuma dúvida que estará também beneficiando todos quero cercam, e desta forma, aproveitar por mais tempo a vida ao lado das pessoas que ama”, finaliza o médico.