Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Julho é considerado o mês que indica a chegada do verão na região norte. E com essa mudança de clima, as pessoas costumam ir à passeios como praias, piscinas, igarapés, entre outros. Por ficarem expostas ao calor e também com roupas molhadas, as mulheres podem ter problemas relacionados a infecções nas regiões íntimas, e isso, é claro, inspira cuidados.

A ginecologista Ana Paula Fonseca explica que o verão contribui para o aumento do risco de infecções na região íntima da mulher, assim como também a umidade. “Infelizmente, sim! De certa forma, o clima acaba estando diretamente ligado à saúde vaginal. No verão, por exemplo, o calor faz com que os fungos e as bactérias consigam se proliferar de maneira muito mais abundante e rápida na região vaginal. A própria exposição exacerbada ao sol pode interferir na imunidade, além dos hábitos que muitos adotam nesse período abusando de praia, piscina, etc. O que torna também um ambiente mais úmido, favorecendo ainda mais o desequilíbrio dessa flora”, afirma.

Cuidados

Nesse período, a especialista orienta que as mulheres sigam cuidados básicos para evitar o risco das infecções:

  • Se hidratar bastante;
  • Usar roupas mais leves;
  • Tentar manter bons hábitos alimentares;
  • Redobrar os cuidados nas praias e piscinas.

A ginecologista também comenta sobre a necessidade de manter a higiene íntima da maneira certa, além de ressaltar sobre a atenção com mulheres em período menstrual. “Evitar passar o dia inteiro com o mesmo biquíni ou roupa molhadas, já é uma dica de ouro. Levar na bolsa um sabonete adequado para manter a higiene vaginal, principalmente após a exposição ao sal e ao cloro, por exemplo. Caso estejam no período menstrual e utilizarem absorventes internos, por exemplo, atentar para não ultrapassar o tempo de uso nesses casos, de preferência optar pelo coletor menstrual. Não custa nada lembrar também de não compartilhar roupas íntimas ou toalhas”, enfatiza.

A médica lembra que é importante que o público feminino esteja atento ao check up ginecológico independentemente do período. “Saúde não tira férias, e para curtir qualquer estação, é fundamental estar com o check up em dia”, destaca.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio