Agora tem Nome Social no app "Meu SUS Digital"
Solenidade em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans
solenidade em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans

Agora tem Nome Social no app “Meu SUS Digital”

O Ministério da Saúde fortalece o compromisso com os direitos das pessoas trans ao atualizar o aplicativo ‘Meu SUS Digital’, priorizando o uso do nome social.

Agora, o nome social será exibido como principal na ferramenta, incluindo o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), acessado por usuários e profissionais de saúde.

A ministra Nísia Trindade anunciou essa novidade durante uma cerimônia de homenagem aos 20 anos da Visibilidade Trans.

Expansão da Exibição do Nome Social e Nova Função no Aplicativo

Ainda neste ano, o Ministério da Saúde ampliará a exibição do nome social para todos os documentos do aplicativo, como o certificado de vacinação da Covid-19 e a Carteira de Vacinação Digital. Uma nova função permitirá aos usuários atualizar o nome social diretamente no aplicativo. O ‘Meu SUS Digital’ pode ser baixado pelo portal da pasta, e o Disque Saúde 136 está disponível para orientações.

Ações Inclusivas para Atendimento à Saúde da População Trans, Travesti e Não-Binária

Ao lado do ministro Silvio Almeida, Nísia Trindade destacou outras iniciativas inclusivas, como a adesão a termos inclusivos na nova tradução do Código Internacional de Doenças (CID), qualificação de trabalhadores de saúde e projetos-pilotos sobre prevenção combinada ao HIV em ambulatórios trans.

Prevenção Combinada ao HIV para Pessoas Trans e Não-Binárias

Uma parceria entre o Ministério da Saúde, Fiocruz e Opas ampliará o acesso às estratégias de prevenção combinada ao HIV em ambulatórios trans em oito municípios brasileiros.

Nova Tradução do CID com Linguagem Inclusiva

Pela primeira vez, o Brasil é responsável pela tradução do CID para o português, com linguagem inclusiva e sinalização de termos descontinuados, prevista para uso em 2025.

Criação de Base de Dados sobre População Trans, Travesti e Não-Binária com HIV

A adesão da categoria ‘Gênero’ nos registros de distribuição de medicamentos pelo SUS é um passo para desenvolver uma base de informações sobre pessoas trans com HIV.

Qualificação de Trabalhadores de Saúde para Atendimento Inclusivo

O Ministério da Saúde investe em qualificações para preparar agentes de saúde para atendimentos humanizados, combatendo o preconceito, especialmente em relação a IST, HIV/aids, hepatites virais, tuberculose e hanseníase.

Chamamento para Edição Comemorativa da Revista do SUS

Um edital está aberto para manuscritos temáticos sobre os 20 anos da Visibilidade Trans, a serem publicados na RESS.

Seleção de Projetos de Prevenção de Doenças Socialmente Determinadas

No ano passado, em colaboração com o PNUD, a Saúde selecionou 38 projetos para comunicação em saúde, voltados para populações-chave para HIV, aids, tuberculose, hepatites virais e ISTs.

Fonte: Ministério da Saúde