Afasia - o transtorno neurológico que tirou o ator Bruce Willis de cena - FRONT SAÚDE

Afasia – o transtorno neurológico que tirou o ator Bruce Willis de cena

Há um ano, o ator Bruce Willis precisou se aposentar, após ter sido diagnosticado com Afasia, doença neurológica, que limita a comunicação, dificulta a compreensão de imagens, sons e outras formas de expressão. Mesmo não sendo popularmente conhecida, a Afasia é uma doença neurológica bastante comum entre os idosos, cuja causa mais comum é o AVC (acidente vascular cerebral). Porém, há outros fatores de risco identificados, como tumores cerebrais, aneurismas, doenças degenerativas, traumatismos crânio-encefálicos, encefalites, entre outros.

“A Afasia é um comprometimento da linguagem que ocorre após algum dano cerebral, como traumatismo, aneurisma, tumor ou, mais comumente, AVC. A afasia provoca alterações na linguagem, afetando a forma como uma pessoa se expressa e compreende frases. São sintomas afetam significativamente a forma do indivíduo em se comunicar, gerando sofrimento e angústia. Pode acometer homens e mulheres, na sua maioria adultos e idosos”, afirma o neurologista Antônio de Matos

Em Bruce Willis, os primeiros sintomas se manifestaram com a fala arrastada, um tipo de Afasia Progressiva Primária. “Como o seu diagnóstico é demência frontotemporal, o ator apresenta, claramente, uma doença neurodegenerativa progressiva, e não um derrame, um tumor ou alguma outra lesão no cérebro”, acrescenta o Dr. Antônio.

Não há como prevenir diretamente a Afasia, considerando que sua origem está relacionada com uma doença de base, mas vale salientar que como a maior causa é o AVC, ter hábitos de vida saudáveis são fundamentais. O tratamento é realizado por uma equipe multiprofissional, não é medicamentoso e nem cirúrgico.

Geralmente, o distúrbio é percebido pelo próprio paciente ou por pessoas próximas a ele, que observam, por exemplo, que algumas frases ditas pelo indivíduo não fazem sentido ou são incompletas ou que aquela pessoa está com dificuldade em compreender o que é dito para ela.

Em casos mais leves, uma pessoa com afasia pode ter, por exemplo, dificuldade para se lembrar de uma palavra específica durante uma conversa ou de compreender um ditado popular. Em casos mais graves, a pessoa pode se tornar incapaz de ler, escrever ou elaborar uma frase para se comunicar. Essa dificuldade afeta diretamente a vida do indivíduo de maneira negativa, pois o torna dependente de outrem para sua comunicação e convívio com outras pessoas.

“É importante destacar que na afasia ocorrem principalmente alterações na linguagem, porém, o indivíduo pode apresentar também dificuldade de memória, raciocínio, resolução de problemas e execução de determinadas tarefas”, continua o Dr. Antônio.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Foto: Angela Weiss //AFP