Brincadeira e interação, excelentes para o desenvolvimento da criança - FRONT SAÚDE

Brincadeira e interação, excelentes para o desenvolvimento da criança

No mês das crianças precisamos reforçar a importância que a brincadeira tem na vida delas, afinal, brincar é a melhor forma de estimular o desenvolvimento e o potencial de uma criança.

Seja lá qual for a idade, o que devemos ter em mente é que tudo ao nosso redor pode compor um momento de diversão, e transformar 10 minutos de atenção em tempo de qualidade.

Quando estiver com seu filho, desde bem bebê, procure sempre falar bastante, narrar o passo a passo até mesmo de uma troca de fraldas, cante, conte histórias, interprete e estimule sempre a imaginação.

Existem algumas atividades ou brinquedos que são mais indicados conforme a faixa etária.

•Do nascimento aos 5 meses: chocalhos, mordedores, brinquedos musicais, móbiles, livros de pano, bolas com textura.

•6 meses a 1 ano: brinquedos flutuantes, cubos e brinquedos de encaixar ou empilhar, brinquedos com sons e botões.

•1 a 2 anos: brinquedos com texturas e sons, desenhar e pintar, bonecos e bichos de pelúcia ou tecido, livros, brinquedos de empurrar, puxar, montar e desmontar.

•3 a 4 anos: quebra cabeças com peças grandes, atividades que imitem o dia a dia ou as profissões (médico, cozinheiro, cientista, mecânico, dentista, pintor), brincar de correr, pega-pega, esconde-esconde, seu mestre mandou.

•4 a 6 anos: como as crianças já tem mais autonomia e entendem regras, precisam de maiores desafios, como quebra-cabeças com mais peças, jogos e competições.

O uso de telas é absolutamente contra-indicado em crianças até 2 anos. Após essa idade, seu uso deve ser controlado!

Cristiana Trindade
Graduada em Medicina pela UFPA, Residência médica em pediatria e neonatologia pela FSCMPA. Já atuou na UTI Pediátrica da Santa Casa como intensivista e preceptora da residência médica de pediatria, atuou na UTI Neonatal da Maternidade Saúde da Criança e Clínica Pediátrica e também na Urgência e emergência da Clínica do Bebê. Atualmente pediatra e neonatologista em consultório particular.