O açaí é uma fruta típica da região amazônica, mas que também passou a ser explorado em muitas outras regiões do Brasil e até mesmo mundo a fora em países como os EUA, Japão e Austrália. O açaí é tradição na mesa dos paraenses, seja natural, com ou sem açúcar e até mesmo servindo de combinação com outros alimentos e pratos. A fruta é considerada uma fonte rica e saudável em propriedades benéficas para a saúde do organismo.
A nutricionista Ninivi Oliveira explica os principais benefícios trazidos pelo açaí que tem ação antioxidante, é rico em vitaminas e atua na prevenção de doenças. “Contém elevada quantidade de Vitamina E, sendo, portanto, um antioxidante natural, importante na eliminação dos radicais livres. Tem grande quantidade de fibras, o que favorece o trânsito intestinal. Os teores de potássio e cálcio são elevados, o que faz do açaí um alimento nutricionalmente completo. Contém ainda Vitamina B1 e elevado teor de pigmentos antocianinas que são antioxidantes potentes, favorecendo a melhor circulação do sangue. Seu consumo está associado à prevenção de doenças cardiovasculares”, destaca.
O açaí pode ser combinado com uma grande variedades de alimentos, mas, segundo Ninivi, a melhor forma de consumir o açaí é em sua forma natural, além do cuidado quanto a mistura da fruta com outros alimentos. “Deve se atentar ao consumo com outras fontes alimentares consumo e evitar o açúcar, por ser um alimento bastante calórico”, pontua.
A especialista esclarece que o açaí pode ser consumido com outras fontes alimentares como: aveia, granola, frutas como: morango, kiwi, banana, sem perder seu valor nutricional e seus benefícios, mas por ser por ser bastante calórico, o alimento deve ser consumido com moderação. A recomendação é que seja tomado de 100 a 200ml por dia.
Por fim, a nutricionista afirma que o açaí pode ser consumido todos os dias, desde que esteja atento a quantidade e a mistura dele com outros tipos de alimentos.
Deixe uma resposta