Alerta: Anvisa não recomenda smartwatch para controle glicêmico
Smartwatch usado para a saúde
Smartwatch usado para a saúde

Alerta: Anvisa não recomenda smartwatch para controle glicêmico

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta segunda-feira (26) contraindicando o uso de smartwatches para o controle da glicemia, também conhecido como concentração de açúcar no sangue. Além disso, a agência desaconselha esses dispositivos para a oximetria, medição da saturação de oxigênio no sangue.

FALTA DE REGULARIZAÇÃO

Segundo a Anvisa, qualquer dispositivo que realize medições reconhecidas como de uso médico deve ser regularizado pela Agência. Até o momento, nenhum dispositivo desse tipo foi regularizado para medição não invasiva de glicose ou oximetria. Isso se deve à ausência de estudos com evidências robustas sobre a segurança e o desempenho para essa finalidade.

RISCOS PARA A SAÚDE

O comunicado da Anvisa ressalta a importância da precisão dos dispositivos médicos, pois erros podem resultar em doses inadequadas de insulina, causando sérias consequências imediatas, como choque glicêmico, ou de longo prazo, contribuindo para o agravamento das condições de saúde relacionadas ao controle inadequado da diabetes.

POSICIONAMENTO DA FDA

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos na área da saúde, também emitiu um aviso sobre os riscos do uso de smartwatches que afirmam medir os níveis de glicose no sangue sem perfurar a pele. A FDA alerta que esses dispositivos não autorizados podem levar a medidas imprecisas de glicose no sangue e erros no gerenciamento do diabetes que podem ser ameaçadores à vida.

RECOMENDAÇÕES

Diante disso, é fundamental que os usuários de dispositivos para controle glicêmico consultem um profissional de saúde para selecionar um dispositivo apropriado e autorizado pelas agências reguladoras para suas necessidades específicas.

Fonte: Anvisa, CNN e O Globo