Perfil genético torna paciente mais suscetível à covid, aponta estudo - FRONT SAÚDE

Perfil genético torna paciente mais suscetível à covid, aponta estudo

Pesquisadores de três universidades do Paraná realizaram um estudo publicado na revista científica Frontiers in Immunology, e verificaram que o perfil genético pode tornar pacientes mais suscetíveis para desenvolver a covid-19.

A equipe de pesquisadores da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e das Faculdades Pequeno Príncipe analisou amostras de 20 pacientes que morreram em decorrência do novo coronavírus e dez vítimas do H1N1.

Todos estavam internados no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, entre abril e setembro de 2020. E a coleta foi autorizada pelas famílias e pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

As amostras foram comparadas também com dez casos de pacientes controle, que não morreram por causas respiratórias. “A gente estudou, especificamente, uma proteína chamada interleucina 17 (IL-17). Ela tem uma ação antiviral bem conhecida”, disse hoje (12) à Agência Brasil a professora da escola de medicina, que participou do projeto, Lúcia de Noronha.

Segundo a médica, já existem várias publicações no mundo sobre a interleucina 17 (IL 17) no H1N1 e na Influenza.

De acordo com Lúcia, existia a desconfiança dos pesquisadores em relação ao perfil genético, pelo fato de alguns pacientes desenvolverem a covid-19 leve, enquanto outros tinham a forma mais grave da doença. Há casos de, em uma mesma família, algumas pessoas pegarem a covid-19 e outras não, outras ainda ficarem assintomáticas, algumas terem a forma leve.

“A gente já desconfiava de situações como essa, de pessoas que ficam junto a pessoas com covid e não pegam, fazem a forma assintomática, e outras fazem a forma grave”.

Leia mais: https://noticias.r7.com/saude/perfil-genetico-torna-paciente-mais-suscetivel-a-covid-aponta-estudo-14052021