Dia Mundial da Pneumonia: doença é considerada a maior causa infecciosa de mortes em crianças de até 5 anos - FRONT SAÚDE

Dia Mundial da Pneumonia: doença é considerada a maior causa infecciosa de mortes em crianças de até 5 anos

Segundo a Sociedade de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a pneumonia é uma doença que atinge os pulmões e pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Por conta do número de infecções e casos de mortes relacionados a doença, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu estabelecer o dia 12 de novembro como a data mundial para conscientizar e alertar pessoas sobre a prevenção.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cita que mais de 800.000 crianças menores de cinco anos morrem todos os anos no mundo, e isso inclui mais de 153.000 recém-nascidos. Já o Ministério da Saúde afirma que a pneumonia é considerada a maior causa infecciosa de mortes de adultos e crianças de até 5 anos.

A pneumologista e tisiologista Rosilene Linhares explica que a doença também acomete pessoas com comorbidades como diabetes, obesidade mórbida, pacientes oncológicos, transplantados e pessoas idosas, já que apresentam um sistema imunológico instável e frágil.

A doença matou 2,5 milhões de pessoas em 2019 no mundo, sendo 672.000 crianças. No Brasil, entre janeiro e agosto deste ano, 417.924 pacientes foram hospitalizados por causa de pneumonia. E no mesmo período do ano passado, foram 430.077 internações.

A especialista pontua as principais causas da pneumologia:

  • Fatores Ambientais – Poluição do ar;
  • Fatores nutricionais – Desnutrição;
  • Hábitos de vida – Tabagismo e Alcoolismo;
  • Covid-19.

Mas além desses fatores, Rosilene explica que existem outros problemas que interferem no combate a pneumonia. “A falta de mais orientações, campanhas educativas, ausência da disponibilidade de exames para diagnósticos de forma mais abrangente e medidas terapêuticas como os medicamentos”, complementa.

Entre as principais formas de prevenir a doença estão:

  • Lavar as mãos;
  • Não fumar;
  • Não usar bebidas alcoólicas;
  • Evitar aglomerações.

A vacinação também é uma forma de prevenção. Não apenas a vacina da gripe, também existe a vacina anti-pneumocócica que previne as pneumonias que são causadas pela bactéria ‘pneumococo’, que causa 60% dos casos de pneumonia.

A médica lembra a importância de falar sobre o Dia Mundial da Pneumonia. “Nesta data podemos dar ênfase, fazer práticas alusivas e reforçar a importância desse assunto, que por vezes, é esquecido com a rotina diária”, finaliza.