Unhas fracas podem indicar doenças e falta de vitaminas no organismo

As unhas fracas, em muitos casos, são consequências da manipulação de produtos de limpeza ou do hábito de roê-las. Porém, ao apresentarem outros sintomas as pessoas que estão com esse problema podem estar sofrendo com uma série de complicações no organismo. Associadas a fraqueza, dor de cabeça ou tontura, podem por exemplo, ser indicativo de anemia, deficiências nutricionais ou alterações hormonais como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

As unhas são estruturas formadas por células queratinizadas e apresentam como função a proteção dos dedos e também com a manipulação de objetos. Unha frágil é um dos primeiros sinais de que algo está em déficit no organismo – principalmente vitaminas, minerais e/ou proteínas. Mais especificamente, unhas frágeis podem ser sinal de deficiência de cálcio, ferro, zinco, selênio, complexo B ou proteínas.

Mas as causas do problema são diversas. No caso do hipotireoidismo, por exemplo, ocorre uma diminuição do metabolismo, o que dificulta o transporte dos nutrientes para as unhas, deixando-as fracas, quebradiças e até mesmo com ondulações. Já no hipertireoidismo acontece o contrário – o metabolismo acelera, o que também prejudica, além das unhas, também os cabelos que começam a cair mais.

Dietas muito restritivas, falta de hidratação e alimentação desregrada também desencadeiam fatores de risco para a fragilidade das unhas. Os suplementos podem compensar ou suprir carências nutricionais promovidas por síndromes de má absorção, pós-operatório de cirurgia bariátrica ou outras situações que advenham de uma alimentação desequilibrada.

É importante que as pessoas busquem ajuda a partir do momento em que forem detectadas quaisquer características de unhas frágeis, como descamação ou estarem quebradiças. Buscar um diagnóstico com um dermatologista para realizar um tratamento correto e completo é imprescindível.

Fique atento:

Unhas pálidas: anemia, falta de ferro causada pela deficiência de vitamina C, A, E, complexo B e zinco.

Unhas ressecadas, que quebram com facilidade e descamam: falta de vitamina A proteínas e cálcio; contato com produtos químicos diversos, além dos químicos encontrados em diversos alimentos industrializados. Unhas que não crescem: deficiência de vitamina A e zinco, uso de certos medicamentos ou problemas com saúde intestinal.

Unhas muito finas e quebradiças: deficiências alimentares, doenças debilitantes. Comum em casos de síndrome de má-absorção, em que o problema, geralmente, é intestinal.

Unhas com linhas horizontais e frágeis: falta de vitaminas do complexo B, algum desequilíbrio hormonal, sinal de intoxicação, traumas.

Unhas com manchas escuras e avermelhadas: pode ser trauma, pigmentação racial, envelhecimento precoce, por falta de antioxidantes na alimentação (presentes em frutas e verduras), excesso de açúcar, sal e gordura.

Unhas arroxeadas, aumento da curvatura:  problemas circulatórios,  ou falta de antioxidantes na alimentação, além de excesso de açúcar, sal e gorduras.

Unhas que soltam do leito, espessadas, com ceratose subungueal: psoríase ou intoxicação por medicamentos, infecções por fungos e problema com a flora intestinal e/ou hipersensibilidades alimentares.

Editor

Recent Posts

Argentina limita preço de planos de saúde após disparada

Após meses de aumentos exorbitantes nos preços dos planos de saúde na Argentina, o governo…

13 horas ago

O impacto da judicialização na saúde suplementar brasileiro

O aumento significativo da judicialização tem sido um obstáculo cada vez maior para o sistema…

13 horas ago

Saiba quais infecções podem voltar e como se prevenir delas

Ao contrário de algumas doenças que oferecem imunidade vitalícia após uma única exposição, como rubéola,…

14 horas ago

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

2 dias ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

2 dias ago

Walmart encerra suas 51 clínicas e serviços virtuais de saúde

O Walmart anunciou na terça-feira o fechamento de todas as suas 51 clínicas de saúde…

2 dias ago

This website uses cookies.