Tratamento fisioterapêutico ameniza em até 90% de dores provocadas pela fibromialgia

A fibromialgia é definida como uma síndrome clínica que se manifesta por meio de dores em todo o corpo, atingindo principalmente o sistema musculoesquelético. Sintomas como fadiga, alterações na memória, ansiedade, depressão e problemas intestinais também são características de pessoas que apresentam a doença de grande sensibilidade ao toque.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença é um problema comum atingindo 10 a cada 15% dos pacientes que vão ao consultório de reumatologia. Ainda de acordo com a organização, de cada 10 pacientes com fibromialgia, sete são mulheres.

Sendo uma alternativa para amenizar dos sintomas, a fisioterapia se mostra um importante aliado no tratamento. De acordo com o fisioterapeuta Diogo Bonifácio, existem diversas abordagens que auxiliam no tratamento. “Todos são recursos muito bem aceitos para o paciente que passa por uma por um processo como a fibromialgia. Hoje também no mercado nós temos recursos mais modernos como a terapia fotossônica. Esse tratamento inovador e pioneiro que eu estou levando para Belém . Trata-se de um aparelho desenvolvido pela pelo laboratório de física da Universidade Federal de São Carlos, que é da USP e da Unifaz, de São Paulo, e que tem demonstrado um resultado de até 90% no quadro de dor do paciente”, afirmou.

O profissional afirma, entretanto, que é preciso entender que a doença não tem cura. “Nós não podemos prometer a cura, mas sim a qualidade de vida e a atenuação dessas dores. A gente conseguindo promover isso, o paciente já consegue voltar para a vida das atividades diárias e também a questão emocional dentro do ambiente da família”, declarou.

Para todos os tratamentos, o especialista recomenda avaliação específica. “O paciente vai passar por uma anamnese, coleta de dados, medida de amplitude de questões emocionais com esse paciente, observação de parâmetros clínicos dele, porque isso é importante avaliar. A avaliação segue não apenas aspectos físicos, mas os laboratoriais porque questões de hemograma. É preciso fazer uma avaliação bem profunda desse paciente para determinar qual a melhor abordagem terapêutica pra ele por onde se devemos”, ressaltou Diogo Bonifácio.

Alessandra Fonseca

Recent Posts

Argentina limita preço de planos de saúde após disparada

Após meses de aumentos exorbitantes nos preços dos planos de saúde na Argentina, o governo…

18 horas ago

O impacto da judicialização na saúde suplementar brasileiro

O aumento significativo da judicialização tem sido um obstáculo cada vez maior para o sistema…

18 horas ago

Saiba quais infecções podem voltar e como se prevenir delas

Ao contrário de algumas doenças que oferecem imunidade vitalícia após uma única exposição, como rubéola,…

19 horas ago

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

2 dias ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

2 dias ago

Walmart encerra suas 51 clínicas e serviços virtuais de saúde

O Walmart anunciou na terça-feira o fechamento de todas as suas 51 clínicas de saúde…

2 dias ago

This website uses cookies.