Transferido da Unimed-Rio terá 21,1% de ajuste na mensalidade
Arte de atenção da ANS sobre a Unimed FERJ
Arte de atenção da ANS sobre a Unimed FERJ

Transferido da Unimed-Rio terá 21,1% de ajuste na mensalidade

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) confirmou a transferência dos beneficiários da Unimed-Rio para a Unimed Ferj.

O processo, oficializado em 5 de março de 2024, envolveu um Termo de Compromisso assinado por ambas as operadoras, ministérios públicos Federal e Estadual do Rio de Janeiro, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e a Diretoria Colegiada da ANS.

AJUSTE NAS MENSALIDADES

Para equilibrar a carteira da Unimed-Rio assumida pela Unimed Ferj, foi estabelecido um ajuste técnico-atuarial de 21,1% nas mensalidades dos planos individuais e familiares, limitado a um máximo de 20% ao ano.

Este ajuste entrou em vigor em maio de 2024, coincidente com o período de reajuste anual dos contratos.

A medida visa reduzir os efeitos do desequilíbrio financeiro e foi aprovada pela Diretoria Colegiada da ANS em 8 de abril de 2024.

INFORMAÇÃO AOS BENEFICIÁRIOS

A Unimed Ferj se comprometeu a informar todos os beneficiários sobre o novo ajuste nas mensalidades, com todos os devidos esclarecimentos necessários.

DIREITO À PORTABILIDADE

A ANS destaca que os beneficiários que não desejarem permanecer na Unimed Ferj têm o direito de realizar a portabilidade de carências, conforme os requisitos da Resolução Normativa 438/2018.

GUIA ANS DE PLANOS DE SAÚDE

Para auxiliar os beneficiários, a ANS disponibiliza um Guia de Planos de Saúde, onde é possível pesquisar opções de planos para realizar a portabilidade de carências.

Uma cartilha sobre o tema também está disponível de forma didática e acessível, garantindo que todos possam entender seus direitos e opções.

ACESSE A CARTILHA SOBRE PORTABILIDADE AQUI!

OPÇÕES DE PLANOS DE SAÚDE PARA REALIZAR A PORTABILIDADE DE CARÊNCIAS AQUI!

Esta transferência e o ajuste nas mensalidades representam uma tentativa de estabilizar a situação financeira da Unimed-Rio, ao mesmo tempo, em que oferecem aos beneficiários alternativas para continuar recebendo atendimento de qualidade.

Fonte: ANS