O verão está chegando e com isso um maior número de pessoas buscam praias e consequentemente, maior exposição ao sol. Se proteger é mais importante do que nunca, mas qual a segurança do protetor solar que você usa?
A Valisure, farmácia online conhecida por testar todos os lotes de medicamentos que vendem, anunciou esta semana que fez uma petição ao Food and Drug Administration (FDA) para retirar 40 lotes de protetores solares e produtos pós-sol, todos testados para altos níveis do benzeno químico.
A empresa analisou 294 lotes de 69 empresas e encontrou benzeno em 27% – muitos em grandes marcas nacionais como Neutrogena e Banana Boat. Alguns lotes continham até três vezes o limite de emergência da FDA.
A exposição de longo prazo ao benzeno é conhecida por causar câncer em humanos. Estudos do FDA mostraram que os ingredientes do protetor solar são absorvidos pela pele e acabam no sangue em níveis elevados.
A massa total de filtro solar necessária para cobrir e proteger o corpo humano, em uma única aplicação diária ou repetidas aplicações diárias, significa que mesmo o benzeno a 0,1 ppm em um protetor solar pode expor as pessoas a quantidades excessivamente altas de benzeno em nanogramas, revelam os estudos.
O FDA, órgão do governo dos Estados Unidos que tem a função de controlar os alimentos e medicamentos, está buscando mais informações sobre os riscos potenciais de ingredientes comuns de proteção solar.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.