A Lipofuscinose Ceroide Neuronal/ LCN, popularmente conhecida como Doença de Batten, é uma condição rara, herdada geneticamente que atinge crianças, causada pelo acúmulo de resíduos nas células e com consequências neurodegenerativos. Os efeitos são progressivos e incluem cegueira, mudanças de personalidade, convulsões, demência, perda das habilidades motoras e da capacidade de andar, conversar e se comunicar. O mês de junho é dedicado à conscientização e divulgação de informações sobre a doença.
A incidência de casos de LCN é de 1 para cada 200 mil nascidos vivos. Até os 3 anos de idade, a principal manifestação é o atraso na linguagem. No entanto, a epilepsia e a regressão neurológica também fazem parte desta fase. Dos 3 aos 5, há piora da regressão neurológica e agravamento das demais condições. Até os 12, a criança pode parar de falar e de andar, com necessidade de recursos para auxiliar a caminhar, deglutir e alimentar-se. Demência, alteração no tônus muscular e perda da visão também fazem parte do quadro clinico do paciente com LCN.
Segundo a médica geneticista Dra. Carolina Fischinger, para o diagnóstico correto, além da percepção dos sinais, é importante encaminhar a criança ao geneticista e/ou neurologista infantil, que poderá indicar os passos mais adequados para a investigação da suspeita da LCM.
“É importante lembrar que a criança se desenvolve normalmente até o aparecimento dos primeiros sintomas, que, na maioria das vezes, estão localizados na fala, o que leva os pais levarem no fonoaudiólogo. Contudo, ao não encontrarem problemas nas funções comportamentais ou biológicas aparentes, o paciente deve ser encaminhado ao neurologista para avaliação mais aprofundada”, explica Fischinger.
Para se chegar a um diagnóstico são feitos exames de sangue que permitem a realização da análise genética e também a análise da enzima deficiente (atividade da enzima tripeptidil peptidase). A LCN infantil não tem cura e não existem medicamentos para retardar a doença ou fazê-la estacionar. Apesar disso, o tratamento inclui fisioterapia, psicoterapia, musicoterapia, terapia ocupacional e medicamentos anticonvulsivantes, medidas que são capazes de melhorar a qualidade de vida destes pacientes.
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (1º) sobre…
Happy Businessman and Businesswoman Standing in a Pile of Money, Success and Wealth Concept Dinheiro…
Heap of assorted various medicine tablets and pills different colors Desde 2018, os medicamentos terão…
Logo do Sistema Único de Saúde do Governo Federal do Brasil O Ministério da Saúde,…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda do creme dental Colgate Total…
This website uses cookies.