É cientificamente comprovado que o consumo moderado de bebidas alcóolicas como cervejas e vinhos podem trazer benefícios à saúde. Geralmente, as comemorações festivas contam com a presença de bebidas alcóolicas, mas existem outras formas de festejar sem provar, de fato, o álcool. Para aqueles que estão conduzindo veículos ou os que preferem aproveitar os momentos de outra forma, a cerveja sem álcool está entre essas opções.
Segundo um importante órgão de pesquisa sobre tendência para o mercado mundial de bebidas, o International Wine and Spirits Research (IWSR), o setor de bebidas sem álcool ou com baixo teor alcoólico cresceu 6% em 2021, e teve uma participação de 3,5% na indústria de bebidas. Se espera que até 2025, esse segmento tenha um crescimento anual de 8%.
A nutricionista Larissa Ramos cerveja explica que a sem álcool possui compostos que podem atuar impedindo ou adiando o surgimento de células tóxicas produzidas pelo organismo. “A cerveja sem álcool é elaborada a partir da fermentação de cereais na presença do lúpulo, uma planta altamente rica em flavonoides. Esses compostos naturais neutralizam os radicais livres produzidos pelas células do nosso corpo. Ou seja, o consumo regular de antioxidantes é uma ferramenta eficiente para evitar ou retardar o aparecimento desses males”, comentou.
Benefícios
Segundo a especialista, assim como o consumo moderado da cerveja com álcool possui benefícios, a cerveja com álcool também tem, isso por que a bebida possui ingredientes naturais e saudáveis. “Contém vitaminas do complexo B e ácido fólico e funciona como um bom isotônico, pois contém também uma base interessante de vitaminas e minerais, dentre eles o sódio, mineral que perdemos abundantemente a partir da sudorese, podendo ser utilizada como repositor hídrico (água) e eletrolítico (minerais), tanto em dias quentes como também após atividades físicas. De maneira geral, se trata de uma bebida natural, nutritiva, por conter vitaminas, minerais e concentração significativa de compostos bioativos de ação antioxidante, além de apresentar perfil hidratante e poucas calorias. Também é um produto livre de açúcares de adição, aditivos químicos e adoçantes artificiais”, pontuou.
Consumo
Larissa enfatiza que devido as particularidades de cada pessoa, não é possível determinar a quantidade ou a frequência quanto ao consumo. “O consumo para conseguir esses benefícios é relativo e vai muito da individualidade de cada um, pois cada indivíduo possui características particulares do ponto de vista metabólico e fisiológico, o que dificulta criar regras e recomendações genéricas”, destacou.
Tem malefícios?
De acordo com a nutricionista, o consumo excessivo deve ser evitado, assim como também por alguns grupos de pessoas. “Quanto aos malefícios, de modo geral, não existe contraindicação. Como toda bebida e alimento, porém, excessos não são recomendados. Uma vez que a cerveja sem álcool contém glúten, por causa da cevada, celíacos e intolerantes à proteína devem evitá-la”, afirmou.
Cerveja sem álcool x cerveja com álcool
Existem algumas diferenças entre a cerveja com e sem álcool, principalmente no sabor, devido ao seu processo de produção. “Uma maneira de diferenciar a cerveja com álcool e a sem álcool é que esta última costuma ter um sabor um pouco mais doce. Isso acontece porque durante a produção, a fermentação é interrompida para que o açúcar não se transforme em álcool, mantendo o ingrediente na bebida”, ressaltou Larissa.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.