O câncer, doenças respiratórias, doenças cerebrovasculares, doenças coronarianas e entre outras, são algumas das principais doenças causadas pelo tabagismo, considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo todo. O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado em 29 de agosto.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o tabaco mata 162 mil pessoas por ano e custa R$ 125 bilhões aos cofres públicos com gastos diretos e indiretos por doenças consequentes ao fumo.
Em comparativo entre os anos de 2019 e 2020, dados do Programa Nacional de Controle de Tabagismo (PNCT) apontou uma redução de 66% no número de pessoas fumantes que realizam tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Pneumologista Virginia Ohana, a pandemia contribuiu para o aumento do número de fumantes. “O sentimento de isolamento, tristeza, depressão, ansiedade, medo, pior qualidade de sono e perda de rendimentos foram algumas das justificativas para o acréscimo na quantidade de cigarros consumidos”, destaca.
O tabagismo é considerado uma doença crônica e é responsável por diversos tipos de cânceres, além de ser fator de risco para outras doenças como explica a especialista. “Câncer de boca, laringe, língua, pulmão, rim, bexiga, de mama, além do risco aumentado para infarto e Acidente Avascular Cerebral (AVC)”, afirma.
A pneumologista fala sobre algumas dicas importantes para quem deseja parar de fumar. “É necessário querer parar de fumar e procurar ajuda. Também é importante comunicar para as pessoas do seu convívio da sua decisão. Eliminar tudo que esteja estar relacionado ao tabagismo, por exemplo, ir retirando aos poucos o café, ler um jornal, beber água gelada, mascar chiclete e não se dar opção”, conclui.
O Sistema Único de Saúde oferece um tratamento gratuito para o tabagismo. É necessário procurar uma Unidade de Saúde.
Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…
A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…
Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…
Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (1º) sobre…
This website uses cookies.