Saúde Pública

Superfungo resistente: Candida auris causa preocupação em hospitais de Pernambuco

Seis é o número de pessoas que foram confirmadas no final do mês de maio, pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, que foram infectadas com o superfungo Candida auris (C. auris) no estado em 2023. Dos quatro casos anteriores, uma idosa de 70 anos, que ficou internada no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, e um homem de 51 anos, que está no Hospital Tricentenário, em Olinda entraram para o grupo.

Os hospitais são as unidades onde foram identificados três dos quatro casos anteriores. O Primeiro caso sendo um homem de 48 anos, internado no Hospital Miguel Arraes, diagnosticado no dia 11 de maio. O segundo sendo um idoso de 77 anos, internado no Hospital Tricentenário, diagnóstico no dia 14 de maio. O terceiro sendo um idoso de 66 anos, internado no hospital privado Português, em Recife, no dia 23 de maio. E o quarto sendo um homem de 63 anos, internado no Hospital Miguel Arraes, diagnosticado em 29 de maio.

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, o C. auris é um fungo emergente que representa uma grave ameaça à saúde global e foi identificado pela primeira vez como causador de doença em humanos em 2009, no Japão. Algumas cepas dele são resistentes a todas as três principais classes de fármacos antifúngicos e sua identificação requer métodos laboratoriais específicos, uma vez que o C. auris pode ser facilmente confundida com outras espécies de leveduras, tais como Candida haemulonii e Saccharomyces cerevisiae.

Segundo a Food and Drug Administration (FDA), o C. auris é uma levedura que pode causar infecções graves em pacientes hospitalizados (por exemplo, infecções da corrente sanguínea), além de febre e calafrios. Pode acometer muitos locais do corpo, incluindo o aparelho urinário, respiratório, a vesícula biliar, locais com ferimentos e o canal auditivo externo.”

Para a pessoa ser infectada, o infectologista Arnaldo Lopes Colombo, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) explicou à BBC News Brasil em 2019, é preciso que tenha passado por procedimentos invasivos (como cirurgias e uso de cateter venoso central) ou tenha o sistema imunológico comprometido. Pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI) por longos períodos e com uso prévio de antibióticos ou antifúngicos também são considerados grupo de risco para a contaminação.

Considerando um alerta epidemiológico em função dos relatos de surtos de Candida auris em serviços de saúde da América Latina, publicado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em outubro de 2016, a Anvisa coordenou a formação de uma rede nacional de laboratórios para dar suporte aos serviços de saúde do país na identificação desse fungo.

Nos Estados Unidos, a infecção está se espalhando rapidamente e de forma “alarmante”, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. Os casos nos EUA quase dobraram em 2021: passaram de 756 para 1.471, de acordo com um relatório do CDC. Por esse motivo, foi a situação foi classificada como uma “ameaça urgente relacionada à resistência antimicrobiana. Muitos pacientes afetados estão em hospitais e lares de idosos e o fungo está resistente aos tratamentos disponíveis.

Romeu Lima

Recent Posts

A Reforma Tributária acabaria com o plano de saúde empresarial?

Grandes empregadores estão ponderando a drástica medida de cancelar os planos de saúde oferecidos aos…

21 horas ago

Argentina limita preço de planos de saúde após disparada

Após meses de aumentos exorbitantes nos preços dos planos de saúde na Argentina, o governo…

4 dias ago

O impacto da judicialização na saúde suplementar brasileiro

O aumento significativo da judicialização tem sido um obstáculo cada vez maior para o sistema…

4 dias ago

Saiba quais infecções podem voltar e como se prevenir delas

Ao contrário de algumas doenças que oferecem imunidade vitalícia após uma única exposição, como rubéola,…

4 dias ago

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

5 dias ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

5 dias ago

This website uses cookies.