A estudante de biomedicina, Dâmylle Beatriz da Graça, 18 anos, morreu na última segunda-feira (12), em Blumenau, Santa Catarina, devido a complicações causadas por uma superbactéria. A mãe da jovem, Daniela Veiga, comunicou por meio das redes sociais que a porta de entrada para a superbactéria foi uma acne que a estudante tinha no rosto.
“A minha filha @damybeatriz foi atingida por uma bactéria extremamente agressiva e de difícil reversão (Staphylococcus aureus MRSA). O ponto de entrada da bactéria foi uma acne que ela tinha no rosto. Essa bactéria gerou uma infecção generalizada e ocasionou falência múltipla dos órgãos”, contou.
Em entrevista ao G1, a infectologista Sabrina Sabino, explicou que a superbactéria costuma ser encontrada na pele e pode se agravar quando ocorre algum tipo de ferimento.
“Ela entra em nossa circulação e faz com que a gente desenvolva uma síndrome chamada sepse, que faz diversas alterações inflamatórias no nosso corpo podendo ser extremamente grave”, disse a médica.
Apesar de potencialmente grave, a bactéria coloniza grande parte da população sem causar reações, esclareceu a especialista.
“A gente tem que alertar a população que a grande maioria da população possui ela em nosso corpo, mas ela não vai fazer absolutamente nada se você tiver um bom mecanismo imunológico ou uma boa barreira da pele”, afirmou.
O hospital em que Dâmylle estava internada se manifestou por meio de nota e lamentou a morte dela. “Nós, do Hospital Santa Isabel, confirmamos que a causa do óbito da jovem Damilly Beatriz foi por conta do agravamento do quadro de saúde devido à bactéria MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina). Esta bactéria pode ser encontrada em ambiente não-hospitalar e sua porta de entrada no organismo pode ser através de qualquer lesão de pele. Lamentamos o óbito da paciente”.
A infecção causada pela bactéria Staphylococcus aureus foi a mesma que matou um dos netos do presidente Lula, Arthur Lula da Silva, 7 anos, em 2019.
*Com informações do G1
Foto:
LEGENDA 16/06/23 – 12H
A estudante de biomedicina, Dâmylle Beatriz da Graça, 18 anos, morreu na última segunda-feira (12), em Blumenau, Santa Catarina, devido a complicações causadas pela superbactéria Staphylococcus aureus.
Segundo a mãe da jovem, a porta de entrada para a superbactéria foi uma acne que a estudante tinha no rosto.
A infecção causada pela bactéria Staphylococcus aureus foi a mesma que matou um dos netos do presidente Lula, Arthur Lula da Silva, em 2019.
Leia a matéria completa clicando no link na bio ou nos stories.
Foto: Divulgação/redes sociais
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.